Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 14 de Dezembro de 2012 às 07:28
Por: Ivan Oliveira

    Imprimir


Só Notícias
O padre Marciano Cé, futuro secretário municipal de Saúde, afirmou que seu maior desafio será humanizar a saúde pública sorrisense. "Nosso maior desafio é humanizar a saúde. Para isso preciso muito dos servidores visando tornar a saúde nível de excelência. Já tenho conversado com pelo menos oito médicos de outros estados. Mas todos sabem que valorizo nossos profissionais que já estão na cidade", disse, em entrevista a Band Sorriso, ao confirmar que está em contato com novos médicos que devem ser contratados para reforçar o atendimento. 

A secretaria tem 530 servidores, e uma estrutura de 18 Postos de Saúde da Família (PSFs) em funcionamento e outros 2 estão em fase de cadastramento no Ministério da Saúde. Funciona também, duas Unidade Básicas de saúde em distritos do município além de uma Unidade Móvel de Saúde, o "buzão da saúde". Outras seis unidades oferecem serviços específicos como fisioterapia, consultas por agendamento e exames diverso. Também será de responsabilidade do novo secretario, a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

O número de pessoas cadastradas nas Unidades de Saúde da Família pode dar uma idéia da abrangência desse tipo de atendimento: São 15.892 famílias e 54.960 pessoas cadastradas até agosto passado, sendo realizadas 89.435 consultas médicas nas unidades  e 95,729 visitas domiciliares até o mesmo mês.

Padre Marciano contou, também, que chegou a enfrentar resistência do bispo Dom Gentil, seu superior, quando pediu afastamento para assumir a secretaria. "Ele resistiu porque eu ocupava um cargo importante, de conselheiro da igreja. Mas ele entendeu que posso ajudar muitas pessoas como secretário", contou. Quanto a cargo eletivo, disse "no momento quero me focar na missão de secretário. Mas meu afastamento das funções religiosas é de dois anos, podendo prorrogar por mais dois", esclareceu.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/34038/visualizar/