Padre Marciano diz que desafio é humanizar a saúde em Sorriso
A secretaria tem 530 servidores, e uma estrutura de 18 Postos de Saúde da Família (PSFs) em funcionamento e outros 2 estão em fase de cadastramento no Ministério da Saúde. Funciona também, duas Unidade Básicas de saúde em distritos do município além de uma Unidade Móvel de Saúde, o "buzão da saúde". Outras seis unidades oferecem serviços específicos como fisioterapia, consultas por agendamento e exames diverso. Também será de responsabilidade do novo secretario, a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O número de pessoas cadastradas nas Unidades de Saúde da Família pode dar uma idéia da abrangência desse tipo de atendimento: São 15.892 famílias e 54.960 pessoas cadastradas até agosto passado, sendo realizadas 89.435 consultas médicas nas unidades e 95,729 visitas domiciliares até o mesmo mês.
Padre Marciano contou, também, que chegou a enfrentar resistência do bispo Dom Gentil, seu superior, quando pediu afastamento para assumir a secretaria. "Ele resistiu porque eu ocupava um cargo importante, de conselheiro da igreja. Mas ele entendeu que posso ajudar muitas pessoas como secretário", contou. Quanto a cargo eletivo, disse "no momento quero me focar na missão de secretário. Mas meu afastamento das funções religiosas é de dois anos, podendo prorrogar por mais dois", esclareceu.
Comentários