Líder palestino pede reunião com Sharon para acelerar processo de paz
Abbas e Sharon se encontraram pela última vez numa reunião de cúpula no dia 8 de fevereiro, no resorte egípcio de Sharm el-Sheik, quando anunciaram o fim de mais de quatro anos de violência.
"Precisamos de uma reunião para levar adiante o processo de paz e discutir a implementação dos acordos feitos entre nós, como aquele de Sharm el-Sheik, e discutir sobre a retirada israelense de Gaza", disse Abbas aos repórteres.
Abbas afirmou que havia uma proposta para uma reunião, mas a data ainda não está definida. Se, por um lado, a violência diminuiu, nenhuma das partes cumpriu completamente com suas obrigações.
Como parte da trégua, Israel prometeu entregar cinco cidades da Cisjordânia para o controle de segurança palestino. No entanto, depois de ter se retirado de duas cidades, Israel congelou a entrega de outras cidades, dizendo que os palestinos não têm sido suficientemente severos com os militantes armados.
Abbas têm preferido negociar com grupos militantes como o Hamas e a Jihad Islâmica a fim de acabar com os ataques, mas se recusou a combatê-los de verdade como querem Israel e os Estados Unidos.
Ele também tenta obter garantias de que a planejada saída israelense da Faixa de Gaza será um passo inicial para a implementação de um caminho para o plano de paz, apoiado pela comunidade internacional, que prevê a criação de um Estado palestino.
Comentários