Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 07 de Maio de 2005 às 21:10
Por: Olga Bardawil

    Imprimir


Fortaleza - O governo federal quer capacitar meio milhão de jovens para o mercado de trabalho este ano. Para alcançar essa meta conta com a pareceria de entidades privadas e organizações governamentais engajadas no mesmo objetivo. É o que diz o secretário de Políticas Públicas do Ministério do trabalho, Remigio Todeschini.

Todeschini está em Fortaleza para participar da caravana do Primeiro Emprego que começou em Parangaba, um dos bairros mais populosos da periferia da capital cearense e que espera mobilizar os jovens. "É muito importante que no Ceará, onde o nível de desemprego juvenil é muito elevado, os jovens se mobilizem para cobrar ações de governo e maiores verbas para a sua qualificação", diz.

Segundo o secretário, em 2004 o programa Primeiro Emprego capacitou 200 mil jovens e este ano a meta é atingir 300 mil. Além disso, há ainda os programas desenvolvidos pelo chamado Sistema "S" (Senac e Senai) e também o Pró-Jovem, ligado à secretaria Geral da Presidência da República. Em Fortaleza e região metropolitana, o Consórcio Social da Juventude reúne 41 dessas entidades e estão desenvolvendo projetos voltados para a qualificação de jovens que buscam o primeiro emprego.

A mobilização dos jovens é um dos principais objetivos da caravana, segundo o coordenador Rodrigo Amaral. "Nós estamos lançando o Clube da Galera de Atitude para movimentar 2 mil jovens no serviço voluntário dentro das comunidades", conta".

Amaral explica que os jovens vão funcionar como agentes multiplicadores, realizando trabalhos para as comunidades como, por exemplo, monitorar as famílias que recebem benefícios do Bolsa Família, desenvolver ações de educação ambiental e até na divulgação de informações sobre serviços públicos que os moradores das áreas carentes às vezes nem sabem que existem.

Até o dia 11 de junho a caravana do Primeiro Emprego vai percorrer mais quatro bairros de Fortaleza, além dos municípios de Iguape e Quixadá.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340677/visualizar/