Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Maio de 2005 às 21:04

    Imprimir


A Casa Branca advertiu neste sábado que os Estados Unidos contam com "uma forte capacidade dissuasória", em resposta às suspeitas de que a Coréia do Norte prepara um teste nuclear.

Em declarações à imprensa em Riga, antes de o presidente George W. Bush tomar o avião que o levaria a Maastricht (Holanda) para participar de uma homenagem aos mortos americanos na Segunda Guerra Mundial, o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, afirmou que "as conversações multilaterais são o caminho para resolver" a crise.

A Coréia do Norte, afirmou, deve voltar à mesa de negociações com Coréia do Sul, China, EUA, Rússia e Japão, abandonada no final do ano passado após anunciar que já contava com armamento nuclear.

"Trabalhamos com nossos parceiros na região para fazer com que a Coréia do Norte volte às negociações e esteja disposta a avançar de maneira séria", afirmou o porta-voz.

No entanto, declarou McClellan em uma advertência a Pyongyang, "contamos com um forte capacidade dissuasória e isso é algo que todo o mundo tem de lembrar".

Bush conversou esta semana por telefone com o presidente chinês, Hu Jintao, em um diálogo no qual a crise nuclear norte-coreana ganhou destaque.

O Washington Post afirma hoje que a China rejeitou a sugestão dos EUA, colocada pelo subsecretário de Estado, Christopher Hill, de interromper o fornecimento de petróleo à Coréia do Norte como uma forma de pressionar o país a retomar as negociações multilaterais.

A proposta vem a público em um momento no qual a questão nuclear na Coréia do Norte está gerando uma enorme tensão entre esse país e os EUA, de acordo com as fontes citadas pelo jornal.

Os ministros de Exteriores dos 38 países que integram o fórum Ásia-Europa (Asem) pediram hoje à Coréia do Norte que abra mão de suas armas nucleares e volte à mesa das negociações multilaterais para resolver o problema nuclear.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340678/visualizar/