Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Maio de 2005 às 17:41

    Imprimir


George W. Bush, recebeu hoje, na Letônia, a medalha da Ordem das Três Estrelas - a maior condecoração concedida pelo país. O presidente americano também prestou homenagem às vítimas da II Guerra Mundial ao lado da presidente letã.

Bush se reúne com bálticos em encontro tenso com Moscou

George W. Bush visita a Letônia na primeira etapa de uma viagem por quatro países europeus - Letônia, Holanda, Rússia e Geórgia - para comemorar o 60º aniversário do fim da II Guerra Mundial e lembrar a importância da democracia e da liberdade.

Bush, que chegou na sexta-feira à noite a Riga (capital da Letônia), abriu hoje seu dia oficial de trabalho com uma reunião bilateral com a presidente do país, Vaira Vike-Freiberga, e uma breve cerimônia no castelo de Riga, em pleno centro desta cidade medieval, onde recebeu a medalha da Ordem das Três Estrelas.

"Admiro o valor de seu país e o fato de que são uma nação livre e desejosa de falar tão claramente em favor da liberdade", declarou o presidente americano. Bush concluiu, dizendo que estar "na presença de uma líder que fala tão claramente sobre a necessidade de as pessoas serem livres e que reconhece que um mundo livre levará à paz" é uma satisfação.

Bush participará também de uma cerimônia para depositar flores perante o monumento à Liberdade, o símbolo da independência da Letônia, antes de reunir-se com os presidentes da Estônia, Lituânia e Letônia, Arnold Ruutel, Vardas Adamkus e Vike Freiberga, respectivamente.

O presidente dos EUA pronunciará esta tarde um discurso sobre a liberdade antes de deixar Riga e ir a Maastricht (Holanda). Segundo seu porta-voz, Scott McClellan, o discurso será centrado "na importância de a democracia e a liberdade avançarem no mundo" e "as obrigações que têm as sociedades livres".

A viagem de Bush continuará em Moscou, onde além de assistir aos festejos pelo final da guerra se reunirá com presidente Vladimir Putin no domingo pela noite, e terminará em Tbilisi, na Geórgia.

Bush fala com freqüência da Geórgia e de sua "revolução das rosas", a revolta popular pacífica que depôs o presidente Edvard Shevardnadze há dois anos, como exemplo de como o anseio de liberdade dos povos acaba se impondo.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340728/visualizar/