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Ferrovias transportam 24% da produção nacional
O sistema ferroviário brasileiro é pequeno, em comparação a outros países. Mas tem uma boa participação na economia do país: 24% do que é produzido no país é transportado de trem. A área coberta pelo sistema ferroviário é restrita e, na maioria dos casos, realiza percursos de curtas distâncias – o que reflete negativamente nas vantagens dos custos dos serviços ferroviários.
A distância média percorrida pelos trens brasileiros é de cerca de 600 quilômetros. Nos Estados Unidos, a distância média percorrida na rede ferroviária é de 1.350 quilômetros, sendo que naquele país tem-se um mix maior de produtos transportados, inclusive veículos. No Brasil, a malha ferroviária destina-se basicamente ao escoamento da produção de minério de ferro, produtos siderúrgicos, carvão, fertilizantes e produtos agrícolas, especialmente soja.
Segundo Francisco Pires, especialista em sistemas de logística, "o total da produção de transporte ferroviário no Brasil é ainda muito baixo quando comparado com o seu potencial, verificado a partir dos grandes volumes de carga transportados, os baixos quocientes valor/frete das mercadorias".
Desde 96, quando começou o processo de desestatização, a quantidade de carga movimentada nas ferrovias brasileiras aumentou em 26%. Além disso, o sistema ferroviário tem como atrativo um baixo número de acidentes registrados nas malhas em funcionamento. O custo do frete é 50% mais barato em relação ao transporte rodoviário.
A distância média percorrida pelos trens brasileiros é de cerca de 600 quilômetros. Nos Estados Unidos, a distância média percorrida na rede ferroviária é de 1.350 quilômetros, sendo que naquele país tem-se um mix maior de produtos transportados, inclusive veículos. No Brasil, a malha ferroviária destina-se basicamente ao escoamento da produção de minério de ferro, produtos siderúrgicos, carvão, fertilizantes e produtos agrícolas, especialmente soja.
Segundo Francisco Pires, especialista em sistemas de logística, "o total da produção de transporte ferroviário no Brasil é ainda muito baixo quando comparado com o seu potencial, verificado a partir dos grandes volumes de carga transportados, os baixos quocientes valor/frete das mercadorias".
Desde 96, quando começou o processo de desestatização, a quantidade de carga movimentada nas ferrovias brasileiras aumentou em 26%. Além disso, o sistema ferroviário tem como atrativo um baixo número de acidentes registrados nas malhas em funcionamento. O custo do frete é 50% mais barato em relação ao transporte rodoviário.
Fonte:
24Horas News
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340796/visualizar/
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