Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 07 de Maio de 2005 às 13:10

    Imprimir


As meninas brasileiras estão menstruando e iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo. Vários fatores, desde o clima tropical e a alimentação do mundo industrializado até a erotização provocada pela permissividade dos programas de televisão levam a mudanças hormonais que promovem o amadurecimento antecipado dos elementos ligados ao desejo sexual e ao aparelho reprodutivo dos púberes, segundo a médica Elisabete Almeida , da Licx Serviços de Saúde.

“Em uma sociedade moderna, em que os pais trabalham fora e a escola é insuficiente para acompanhar o desenvolvimento da sexualidade dos adolescentes, o problema torna-se preocupante, pois, por falta de informações, suas relações sexuais, sem proteção, podem resultar em gravidez indesejada, além de doenças sexualmente transmissíveis” – ela acentua. Ela diz que os dados estatísticos estão preocupando pais, educadores e médicos, pois o índice de gravidez de adolescentes cresceu 150% em relação às duas últimas décadas.

No Brasil, uma entre cada cinco jovens de 15 a 19 anos já tiveram filho, descontadas aquelas que praticaram aborto. No ano de 1999, segundo o Ministério da Saúde, foram realizados 700.000 partos. De cada cinco, um era de adolescente com menos de 19 anos.

A médica alerta que a gravidez precoce causa ansiedade da menina no período que antecede a confirmação da gravidez, pois começa a se dar conta de que vai enfrentar sérios problemas. Além disso, ocorrem: nedo de contar aos pais, o que leva, muitas vezes, a um período longo de mentiras e estresse, turbulências na relação com o namorado, que, pego de surpresa, não sabe como agir, interrupção dos estudos e adiamento dos projetos de vida, instabilidade psicológica e insegurança, afastamento de algumas amizades, adiamento da oportunidade de arrumar um emprego, insegurança financeira e temor do futuro e modificação do quadro familiar, pelo acréscimo de novas responsabilidades.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340804/visualizar/