Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Maio de 2005 às 09:54

    Imprimir


Bush, disse neste sábado que a Rússia se beneficia da existência de democracias nos países ao seu redor e pediu que os países bálticos deixassem para trás a "dolorosa história" da ocupação e se aprofundassem em sua liberdade.

Em entrevista coletiva com os presidentes da Estônia, Arnold Ruutel, e da Letônia, Vaira Vike-Freiberga, e o primeiro-ministro lituano, Algirdas Brazaukas, Bush mostrou se mostrou satisfeito com a incorporação das três repúblicas à democracia e agradeceu o apoio à democratização de outros, como Belarus.

Bush, que abriu sua jornada oficial de trabalho hoje com uma reunião bilateral com Vike-Freiberga, está nesta capital na primeira etapa de uma viagem que o levará por quatro países europeus - Letônia, Holanda, Rússia e Geórgia - para comemorar os 60 anos do fim da II Guerra Mundial e ressaltar a importância da democracia e da liberdade.

Os três países bálticos consideram que este aniversário marca o fim de sua ocupação pelo regime soviético durante 59 nos e exigem que Moscou se desculpe.

Na entrevista coletiva, Bush deixou claro que entende o ponto de vista dos países bálticos em relação à "dolorosa história" dos países bálticos, que viveram a "ocupação e a opressão da tirania comunista".

"Entendo que há muita frustração e muito mal-estar" pelos 50 anos de ocupação - que os Estados Unidos nunca reconheceram - e disse que o presidente russo, Vladimir Putin, também entende isso.

No entanto, disse Bush, "espero que possamos deixar para trás a história, aprender a lição e avançar no abraço da democracia".

É conveniente à Rússia, disse, ter ao seu redor países democráticos, porque "os países democráticos não lutam entre si, a democracia é pacífica" e traz benefícios econômicos.

Segundo o presidente americano, os países bálticos são um exemplo para outros países dos benefícios que podem ser alcançados através do exercício da democracia e da liberdade.

"A liberdade é um conceito universal. A idéia de ajudar outros a alcançá-la não é algo revolucionário, mas uma forma de política externa racional, decente e humana", disse o presidente dos EUA.

Bush terminará hoje sua estadia em Riga com um discurso em que falará sobre a democracia e a liberdade antes de partir para a Holanda, onde amanhã participará de uma homenagem aos soldados americanos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340853/visualizar/