“Fiquei um pouco assustado e apreensivo. Não é comum isso aqui na região. Eu só tinha visto pela televisão e internet. Para mim, foi uma novidade”, relatou o motorista. A tempestade no município, segundo o Simepar, durou cerca de 40 minutos.
Aida de acordo com o Simepar, uma nuvem funil é o início de um tornado, porém, para ser um tornado, é necessário tocar no chão.
Foz registra temporal
Um forte temporal atingiu Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na manhã desta quinta-feira (13). O Somar Meteorologia registrou rajadas de vento de até107 km/h na cidade. No aeroporto, às 9h20, foram registrados ventos de 67 km/h.
Já de acordo com o registro do Instituto Meteorológico Simepar, o vento chegou a 50 km/h por volta das 9h45. Durante 45 minutos, das 9h30 às 10h15, choveu 32,6 mm. Ainda conforme o Simepar, a chuva foi significativa, pois a média na a região é de 120 a 150 mm para todo o mês.
O meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri, explicou que o temporal foi causado devido a uma frente fria, vinda do Paraguai e da Argentina, que está entrando no estado. A temperatura em Foz caiu de 26,2ºC para 18,5ºC depois da chuva. A previsão é de pancadas isoladas de chuva na cidade ainda nesta quinta-feira.
Em Planalto, no sudoeste do Paraná, o vento no início da madrugada desta quinta-feira foi de 63 km/h, segundo o Simepar. A estação meteorológica do Somar registrou que o vento chegou a 100 km/h no município.
A Defesa Civil informou que, até as 11h, 30 árvores caíram e 12 casas ficaram destelhadas em Foz. O órgão não tem registros de desabrigados ou desalojados.
Durante o vendaval, os postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Ponte da Amizade, na Ponte Tancredo Neves em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do estado, ficaram sem energia. A Polícia Civil de Foz também ficou sem luz por uma hora.
Já a Cadeia Laudemir Neves, em Foz, está sem energia há três horas. A Receita Federal, na Ponte da Amizade, continua sem energia, atrasando a liberação de caminhões no porto seco sentido Paraguai.
Comentários