Resultados de vacina em humanos estarão prontos em janeiro
Segundo o jornal Tuoi Tre (Juventude), entre 10 e 20 voluntários se submeterão aos testes em agosto, aos quais depois se juntarão outros 300 no caso de os testes serem positivos.
"Dependendo dos resultados, proporemos ao ministério da Saúde que se encarregue de produzir a vacina em escala nacional", disse o doutor Nguyen Thu Van.
O anúncio acontece um dia depois de as autoridades da cidade de Ho Chi Minh (a antiga Saigon) começarem a vacinar cerca de 600.000 frangos contra o H5N1, a variante do vírus da gripe aviária que matou 38 pessoas no Vietnã desde dezembro de 2003.
A medida não foi bem recebida por Bui Quang Anh, diretor do departamento animal do Ministério de Agricultura, que alertou que a vacina animal pode desenvolver uma mutação e contagiar seres humanos.
"Há uma possibilidade de o vírus nas aves combinado com a vacina criar as condições favoráveis a uma mutação", disse o funcionário.
A possibilidade de o vírus ser capaz de transmitir-se entre humanos através de uma mutação é o pior cenário contemplado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que teme que nesse caso a "gripe aviária" possa se transformar em uma pandemia.
Comentários