Força Nacional deve chegar hoje ao Rio
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio, os 200 policiais da Força serão recebidos pelo secretário Marcelo Itagiba e pelo comandante da Polícia Militar, Hudson de Aguiar, na Base Aérea do Galeão. Eles ficarão alojados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, no bairro de Sulacap (zona norte). Criada em agosto de 2004, a Força Nacional reúne 1.740 policiais.
O Ministério da Justiça informou ontem que o Bope deve treinar até 600 homens e que eles virão por etapas, mas a atuação nas ruas e favelas só deve ocorrer depois do treinamento, caso necessário. Por meio da assessoria de imprensa, o ministério negou que houve atraso na vinda da tropa, prevista para março. A alegação foi de que não havia data marcada para a chegada da equipe.
A também anunciada reforma no Batalhão do Bope, em Laranjeiras (zona sul), para receber os agentes não ocorreu até agora. "Há uma idéia de se fazer essa reforma, mas não houve tempo", informou o comandante do Bope, tenente-coronel Fernando Príncipe. O Ministério da Justiça admitiu que as obras não foram feitas, alegando que o projeto ainda está sendo avaliado.
Até agora, a única atuação da Força Nacional foi em Vitória (ES), em novembro do ano passado. Tomado por ondas de ataques a ônibus e rebeliões em presídios, comandadas pelo crime organizado da capital capixaba, o Estado foi o primeiro a solicitar e receber ajuda de 150 integrantes da Força.
Comentários