Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Maio de 2005 às 04:07

    Imprimir


Riga, Letônia - O presidente dos EUA, George W. Bush, ignorou as objeções do governo russo a sua viagem a ex-repúblicas soviéticas e disse que a Rússia deveria tratar as nações vizinhas com respeito, sem temer o surgimento de democracias em suas fronteiras. Bush abriu hoje sua viagem de quatro países para marcar os 60 anos da derrota do nazismo. Ele se reunirá amanhã com os líderes da Estônia, Letônia e Lituânia.

Para esses países bálticos, a queda da Alemanha não trouxe liberdade. Em vez disso, os nazistas foram substituídos pela opressão soviética. Bush disse ter lembrado o presidente russo, Vladimir Putin, dessa história, antes das celebrações da vitória. O presidente americano fez suas declarações em uma série de entrevistas a canais de TV dos países que visitará.

Os presidentes da Lituânia e da Estônia recusaram-se a comparecer às festividades dos 60 anos da vitória, marcadas para Moscou na segunda-feira.

A Rússia se recusa a se desculpar pela ocupação dos países bálticos, insistindo que os governos nacionais da época haviam convidado as tropas soviéticas a entrar em seus países e aderiram à URSS livremente.




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340957/visualizar/