Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 06 de Maio de 2005 às 08:16

    Imprimir


O governo brasileiro decidiu interromper temporariamente a emissão de certificados sanitários dos 28 frigoríficos que exportam carne bovina industrializada aos Estados Unidos, informou na noite desta quinta-feira o Ministério da Agricultura em um comunicado.

A decisão foi tomada para que o serviço de inspeção sanitária e de operações desses frigoríficos sejam alterados de acordo com as exigências apontadas tanto pelo ministério quanto pela missão norte-americana que esteve no Brasil visitando os estabelecimentos desde 9 de março até 14 de abril deste ano.

"A medida é temporária e deve ser brevemente suspensa tão logo sejam corrigidas as não conformidades com as exigências previstas no acordo sanitário entre o Brasil e os EUA apontadas pela missão norte-americana", afirmou no comunicado o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Nelmon Oliveira da Costa.

Em vigor a partir desta quinta-feira, a medida foi anunciada por meio de um ofício circular do Dipoa, encaminhado às Superintendências Federais de Agricultura dos Estados produtores.

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Exportadores de Carne (Abiec), nos dois primeiros meses do ano, o Brasil exportou aos Estados Unidos 28,520 mil toneladas de carne bovina industrializada, com uma receita de US$ 33,576 milhões.

Uma nova missão norte-americana virá ao Brasil entre 16 e 20 de maio para reavaliar a equivalência dos Serviços Oficiais de Inspeção dos dois países.




Fonte: Invertia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341177/visualizar/