Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 17:55
Por: Alana Gandra

    Imprimir


Rio - O ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, atual superintendente geral do Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), defendeu hoje, em entrevista à Agência Brasil, que o país deve explorar as vocações competitivas da Amazônia e da região Nordeste para fazer face ao desenvolvimento de países emergentes competidores, como China, Índia e Coréia do Sul.

Velloso afirmou que há muito tempo se discute a recriação das Superintendências de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste(Sudene). Ele argumentou, porém, que, enquanto essa discussão se estende, é preciso montar uma nova estratégia para as duas regiões, baseada nas oportunidades de investimento ali existentes. Para o ex-ministro, é preciso abandonar "aquela história de regiões-problema, os coitadinhos"."Ninguém aposta em time que está perdendo", explica.

Segundo o ex-ministro, em relação ao Nordeste, um dos focos de ação pode ser a agricultura irrigada. Na Amazônia, pode-se usar a biodiversidade, como base para a biotecnologia.

O INAE realiza seu XVII Fórum Nacional a partir do próximo dia 9, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no Rio de Janeiro. O fórum é uma associação dos cerca de 100 mais importantes economistas, cientistas políticos e sociólogos do país. A associação foi iniciada em 1988, com o objetivo de oferecer propostas concretas para a modernização da sociedade brasileira. Em 1991, aconteceu a formalização do fórum, que adquiriu permanência com a criação do INAE, uma sociedade civil sem fins lucrativos. A informação é do próprio instituto.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341277/visualizar/