Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 17:33

    Imprimir


As meninas do projeto Siminina realizam homenagem ao Dia das Mães em alguns bairros da capital. Nesta sexta, 06, às 15h, no centro comunitário do bairro Pedra 90 estarão apresentando atividades para as mamães. A primeira dama de Cuiabá, Adriana Bussiki Santos, a secretária de Bem Estar Social, Lueci Ramos, e o diretor institucional da Brasil Telecom, José Sampaio, estarão presentes no evento. Além do Pedra 90, as meninas do Siminina estarão se apresentado para as mamães dos bairros Jardim presidente II, dia 07, às 17h, e Jardim Leblon no dia 08, Dia das Mães, às 17h.

Siminina

O projeto teve inicio em 97 com 3 unidades, ampliadas para 4 em 98 que contava com 120 participantes, e era oferecido apenas reforço escolar. Com a parceria da Brasil Telecom, as metas puderam ser ampliadas para 100 meninas em cada bairro, expandindo para 10 unidades, totalizando, hoje, 1000 meninas. O projeto conta com aulas de reforço escolar, arte, pintura, dança e teatro. A Brasil Telecom renovou este ano o apoio ao projeto da Prefeitura de Cuiabá, investindo 180 mil reais, neste que se mostra um dos principais projetos sociais do estado. De 2000 até 2004 BrT investiu cerca de 1 milhão de reais no Siminina.

O projeto é de ação preventiva, ao final do primeiro ano haviam 6 casos de gravidez precoce e em 2003, houve erradicação total, nenhuma menina grávida, por conta do trabalho de educação sexual. Dentro do Siminina há uma vertente voltada às mães das crianças. A área trabalha com palestras noturnas e em média participam 300 pessoas da comunidade por palestra, além disso, as mães participam de oficinas de reciclagem, crochê e tricô.O projeto oferece no lanche diário uma alimentação balanceada, pois para algumas crianças é a única forma de alimentação.

O pré-requisito para se inscrever é a matrícula escolar e para continuidade não pode ter três faltas não justificadas. Mensalmente, são feitas reuniões com as mães e as meninas juntas, para integração familiar. Os resultados do projeto são encaminhados anualmente ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, bem como para a Diretoria Técnica da Secretaria de Bem Estar Social e para a Secretária. Periodicamente o Conselho Tutelar visita as unidades do projeto e faz um acompanhamento do mesmo.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341281/visualizar/