Siminina homenageia as mães
Siminina
O projeto teve inicio em 97 com 3 unidades, ampliadas para 4 em 98 que contava com 120 participantes, e era oferecido apenas reforço escolar. Com a parceria da Brasil Telecom, as metas puderam ser ampliadas para 100 meninas em cada bairro, expandindo para 10 unidades, totalizando, hoje, 1000 meninas. O projeto conta com aulas de reforço escolar, arte, pintura, dança e teatro. A Brasil Telecom renovou este ano o apoio ao projeto da Prefeitura de Cuiabá, investindo 180 mil reais, neste que se mostra um dos principais projetos sociais do estado. De 2000 até 2004 BrT investiu cerca de 1 milhão de reais no Siminina.
O projeto é de ação preventiva, ao final do primeiro ano haviam 6 casos de gravidez precoce e em 2003, houve erradicação total, nenhuma menina grávida, por conta do trabalho de educação sexual. Dentro do Siminina há uma vertente voltada às mães das crianças. A área trabalha com palestras noturnas e em média participam 300 pessoas da comunidade por palestra, além disso, as mães participam de oficinas de reciclagem, crochê e tricô.O projeto oferece no lanche diário uma alimentação balanceada, pois para algumas crianças é a única forma de alimentação.
O pré-requisito para se inscrever é a matrícula escolar e para continuidade não pode ter três faltas não justificadas. Mensalmente, são feitas reuniões com as mães e as meninas juntas, para integração familiar. Os resultados do projeto são encaminhados anualmente ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, bem como para a Diretoria Técnica da Secretaria de Bem Estar Social e para a Secretária. Periodicamente o Conselho Tutelar visita as unidades do projeto e faz um acompanhamento do mesmo.
Comentários