Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 04 de Maio de 2005 às 23:25

    Imprimir


O governo da Espanha expressou nesta quarta-feira uma "forte condenação" ao aumento dos atentados terroristas no Iraque, que provocaram cerca de 200 mortos nos últimos dias, como o cometido hoje na localidade de Erbil. Em comunicado divulgado pelo Ministério de Exteriores, o Executivo manifestou suas "mais sentidas condolências às famílias das vítimas", sua "plena solidariedade ao Governo iraquiano" e reafirmou sua "rejeição mais categórica" a estes atentados.

O governo espanhol -diz o comunicado- tem a convicção de que "o terrorismo é um fenômeno de caráter perverso que pretende minar os esforços de convivência e de paz".

Segundo o comunicado, o governo está "plenamente convencido da inutilidade da violência e do terrorismo como medida para conseguir objetivos políticos" e confia em que o Executivo e o povo iraquiano permanecerão comprometidos no processo político previsto na resolução 1546 do Conselho de Segurança da ONU "sobre a base do diálogo nacional".

O objetivo deste processo deve ser a construção de um Iraque "unido, estável, democrático e em paz com seus vizinhos, plenamente integrado na Comunidade Internacional".

Pelo menos 50 pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas hoje em um atentado suicida em Erbil, na continuação de uma série de atentados desde quinta-feira passada quando o novo primeiro-ministro do Iraque, o xiita Ibrahim al-Jaafari, anunciou a formação de seu Governo.

Aproximadamente 200 pessoas, entre elas pelo menos dez soldados dos Estados Unidos, morreram desde esse dia nos ataques, reivindicados em seu maior parte pela "Organização da Al Qaeda para a Jihad (Guerra Santa) na Mesopotâmia".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341482/visualizar/