Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 04 de Maio de 2005 às 18:30
Por: João Naves de Oliveira

    Imprimir


Campo Grande (MS) - Mais de 2 mil sem-terra ligados ao MST invadiram hoje às 7h a Fazenda Itamarati II, situada em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, a 340 quilômetro de Campo Grande, extremo sul do Estado. Os invasores fizeram reféns 23 funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Idaterra) e do Instituto Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal (Iagro) e apreenderam 14 veículos oficiais.

O grupo tomou conta da sede da fazenda onde funcionam os escritórios dessas repartições públicas e 13 residências da agrovila - moradias dos servidores. A ação do MST é um protesto contra o novo sistema de assentamento que está sendo implantado pelo Incra no MS. Cada família receberá um terreno com 12 hectares de área, desse total quatro são destinados para o beneficiário construir a moradia e explorar a área individualmente. Os restantes oito hectares são anexados a uma parte societária para produção coletiva.

Famílias de três dos quatro movimentos que foram selecionadas para serem assentadas na Itamarati II, concordam com o novo modelo o que não acontece com as 580 famílias do MST.

A resistência do MST está provocando revolta nos demais escolhidos, criando um clima de tensão na área. O superintendente adjunto do Incra-MS, Valdir Périus, afirmou que "o MST está fazendo bandidagem, terrorismo e provocando uma situação de conflito armado no local".

Desde o início da invasão até as primeiras horas da tarde hoje, 160 crianças que estudam em uma escola estadual dentro da fazenda, estão também detidas pelos manifestantes.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341548/visualizar/