Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 02 de Maio de 2005 às 12:10

    Imprimir


Um grupo de investidores vai construir um parque na Índia no qual as principais atrações serão os deuses da religião hindu. O parque, chamado Gangadham, será construído às margens do rio Ganges e terá mais de 100 mil metros quadrados ¿ o que o caracterizará como o maior parque temático espiritual do mundo, de acordo com os seus idealizadores.

Nessa área serão recriados grandes momentos da mitologia hindu, com atrações e brinquedos de alta tecnologia, um museu mitológico animado, uma "cidade-templo", um espetáculo de luz e som e outras atrações relacionadas a divindades como Krishna e Hanuman.

O parque ficará ao norte da cidade de Haridawar, um centro de peregrinação na Índia, e as obras devem estar concluídas em 2007, segundo o executivo-chefe do projeto, Shiv Sagar.

Segundo a mitologia hindu, o deus Vishnu teria deixado a marca de seu pé nessa região. Haridawar atrai mais de 18 milhões de visitantes por ano.

Coltrane

"As pessoas tomam banho no rio Ganges porque se acredita que isso as limpa ", disse Sagar. "No entanto, depois de tomarem banho, não há um lugar para onde os peregrinos possam ir para se divertir e, ao mesmo tempo, aprender mais sobre a mitologia hindu."

A mistura de religião e divertimento pode parecer pouco comum, mas a família de Sagar conhece o assunto. O avô dele, Ramanand Sagar, produziu e dirigiu a série de TV Ramayan, uma dramatização da mitologia hindu que foi traduzida para 60 línguas.

Para Sagar, o hinduísmo é uma religião versátil o bastante para ser adaptada a parques temáticos e programas de TV. Entre os investidores no projeto do parque está Alice Coltrane, mulher do legendário músico de jazz John Coltrane.

Internet Alguns críticos dizem que o parque vai constituir um desrespeito às tradições do hinduísmo. Mas o teólogo hindu Devas Samaroo defende o projeto contra seus críticos. "Se um parque temático significa poder aprender mais sobre o panteão da filosofia hindu e disseminar o conhecimento de tantas entidades e aspectos e qualidades de Deus, não acho que haja algo errado ", disse Samaroo.

O Gangadham deverá incluir um projeto que permitirá aos hindus que vivem fora da Índia façam rituais pela internet. Se o projeto der certo, a idéia é partir para sua expansão internacional, com projetos em países como a Tailândia e cidades como Londres.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341941/visualizar/