Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 02 de Maio de 2005 às 08:49
Por: Stênio Ribeiro

    Imprimir


Brasília - Pesquisa realizada pelo Banco Central na última sexta-feira com analistas econômicos e instituições financeiras mostra que há nove semanas a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está em alta.

Nesta semana, a expectativa de inflação no varejo teve evolução mais acelerada, inclusive, que nas pesquisas anteriores, divulgadas todas as segundas-feiras. De acordo com o Boletim Focus, a projeção do IPCA para este ano evoluiu de 6,15% para 6,28% em uma semana.

Em termos percentuais, o maior aumento refere-se aos reajustes dos preços administrados ou monitorados por contrato, que envolvem combustíveis, energia elétrica, telefonia, educação, remédios, transporte urbano, água e esgoto, dentre outros. O acumulado desses itens deve chegar a 7,65% no final do ano, e não mais os 7,40% estimados na semana passada.

Outro indicador pesquisado no comércio varejista é o Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica da Universidade de São Paulo (IPC-Fipe), que se refere apenas ao comportamento de preços na capital paulista. Ele também evoluiu de 5,88% para 5,98% em uma semana.

Enquanto isso, as duas pesquisas de preços no atacado tiveram sinais trocados. A projeção do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) baixou de 6,95%, na semana anterior, para 6,94%, e a estimativa do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) aumentou de 6,79% para 6,90%.

A expectativa para o IPCA de abril teve aumento substancial na última semana do mês, e evoluiu da projeção de 0,70% para 0,78%, empurrando para cima também a estimativa inflacionária para o mês que se inicia. O prognóstico anterior, de 0,50%, aumentou para 0,55%. Com esses movimentos, a expectativa de IPCA para os próximos 12 meses também cresceu de 5,66% há uma semana para 5,85%.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342030/visualizar/