Tranqüilo, Botafogo pega Timão conturbado
Os corintianos tentam esquecer os fatores extra-campo para tentar recuperar os pontos considerados perdidos no empate por 2 a 2 contra o Juventude, no Pacaembu, na primeira rodada, e se afirmar como um dos favoritos à conquista do título.
Além da briga, a equipe ainda está com o foco desviado para a chegada de reforços, que envolvem desde a contratação de um novo goleiro para ser a "sombra" de Fábio Costa até a procura por um atacante, como Luís Fabiano ou Vagner Love.
"Temos um jogo importante contra o Botafogo para buscarmos a recuperação no Brasileiro e estamos discutindo o que não importa", disse o goleiro Fábio Costa, sobre a briga entre Tevez e Marquinhos e os rumores que indicam que o palmeirense Marcos poderia desembarcar no Corinthians.
"Não podemos tirar o foco da disputa do campeonato por causa do que ocorreu. A pressão é grande e temos que estar 100% para não termos um dia ruim. E uma vitória é importante para apaziguar o que aconteceu hoje [sexta]. Espero que um 'pequeno' detalhe não acabe nos prejudicando", afirmou o meia atacante Gil, que está de volta à equipe.
Enquanto isso, no lado do Fogão, o discurso é de otimismo. Depois de surpreender o Internacional - campeão gaúcho - com uma vitória categórica por 2 a 0, em pleno Beira Rio, na estréia, o que não acontecia desde 1992, todos só pensam em desbancar um dos favoritos ao título para fazer com que o time embale na competição.
"Com certeza, uma vitória sobre o Corinthians pode embalar o Botafogo. A gente vem de um bom resultado contra o Inter, poderíamos até ter saído de lá com mais gols. Vamos pegar uma pedreira, que é esse badalado time do Corinthians, mas se conseguirmos a vitória, isso vai dar muita moral para nossa equipe", declarou o atacante Alex Alves.
Bota recebe Timão em campo "neutro"
O confronto ainda terá dois ingredientes inusitados. Primeiro, porque a partida será disputada com portões fechados. Além disso, apesar de o Botafogo ter o mando de campo, o Fogão não vai se sentir totalmente em casa.
Depois de mais de um mês de obras, a um custo total de R$ 5 milhões, o estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, que pertence à Portuguesa-RJ, ficou pronto para receber os jogos do Alvinegro e do Flamengo no Brasileirão. Foram instaladas arquibancadas modulares atrás dos gols e do lado oposto à tribuna de imprensa. Com isso, os fortes ventos que sopravam no local, não devem atrapalhar mais.
O gramado também passou por reformas. Desta forma, o Fogão, que vai fazer seu primeiro jogo no estádio após as obras, vai encontrar um ambiente totalmente diferente do que conheceu quando enfrentou a Lusa carioca na Taça Guanabara. O time só fez dois treinos na nova casa, por isso, pode-se considerar que o Fogão será quase tão visitante quanto o Timão.
Além disso, o Botafogo não poderá contar com o calor de sua torcida. O clube foi punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por causa da invasão de campo dos botafoguenses num jogo contra o próprio Corinthians, no Caio Martins, no ano passado. As duas equipes lamentaram a ausência do público.
"Vai ser um jogo atípico. Futebol sem público é como ir a um baile e dançar sem música. É muito triste", comparou o técnico do Corinthians, Daniel Passarella.
"Acho que não é vantagem para nenhuma das duas equipes. Essa medida foi mais estúpida que poderia haver para penalizar um clube. Vai ser um prejuízo enorme para o Botafogo, que teve que pagar multa [R$ 50 mil] e ainda ficará sem a renda do jogo. Isso é bonito na Europa onde os clubes são ricos", reclamou o volante Túlio.
Por outro lado, outros jogadores do Fogão, como o atacante Alex Alves, garantem que vão manter a mesma empolgação. "Se eu fizer um gol, vou correr em direção à arquibancada e fingir que a torcida está lá vibrando para eu comemorar bastante. Mas vai ser meio estranho, não vai ter ninguém para torcer nem xingar", afirmou.
As equipes
O time do Corinthians se aproxima do ideal planejado pelo técnico Daniel Passarella, com a volta de Gil à equipe titular, desbancando de vez Jô, que não emplacou na última partida, e Bobô, que após período atuando ao lado de Tevez já não empolga tanto o treinador corintiano.
Afastados dos últimos jogos por lesões, o lateral-esquerdo Gustavo Nery e o meia Roger estão confirmados para o confronto no Luso-Brasileiro.
No Botafogo, o único desfalque é o atacante Guilherme, que não se recuperou de um estiramento no músculo adutor da coxa direita. Caio segue substituindo o jogador.
O técnico Paulo César Gusmão também já confirmou o retorno do meia Juca à equipe. Ele começou no banco contra o Inter, mas entrou bem durante a partida e foi muito elogiado pelo treinador. Juca formará um meio de campo bastante pegador ao lado de Jonílson, Túlio e Ramon, que é o único jogador de características puramente ofensivas.
A única dúvida de PC, a lateral esquerda, foi desfeita após o treino da tarde sexta-feira, no Luso-Brasileiro. Ele decidiu manter Oziel, especialista da posição, que tem características mais defensivas, ao invés de improvisar o meia-esquerda Glauber, que deixaria o time mais ofensivo.
BOTAFOGO x CORINTHIANS
Data: 1º/05/2005 (domingo)
Horário: 15h
Local: estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Márcio Resende de Freitas (SC)
Auxiliares: Claudemir Maffessoni e Vayran da Silva Rosa (ambos de SC)
Botafogo
Jefferson; César Prates, Rafael Marques, Scheidt e Oziel; Jonílson, Túlio, Juca e Ramon; Alex Alves e Caio
Técnico: Paulo César Gusmão
Corinthians
Fábio Costa; Ânderson, Betão e Sebá Dominguez; Edson, Marcelo Mattos, Carlos Alberto, Roger e Gustavo Nery; Tevez e Gil
Técnico: Daniel Passarella
Comentários