Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 01 de Maio de 2005 às 22:04

    Imprimir


A Itália divulgará amanhã sua própria versão sobre as circunstâncias da morte do agente da inteligência italiana que foi baleado e morto por soldados americanos no Iraque, após liberar a jornalista e refém Giuliana Sgrena. A informação foi dada hoje por fontes da chancelaria do país europeu.

O relatório sobre a morte do dia 4 de março de Nicola Calipari, chefe dos serviços de Inteligência italiano no exterior, será divulgado na tarde desta segunda-feira pelo Ministério das Relações Exteriores. "No relatório fica evidente um fato: que Calipari morreu por uma reação injustificada da patrulha americana, ou seja, por erro", ressaltaram fontes próximas à chancelaria.

A Itália e os Estados Unidos discordam sobre a morte de Calipari, o que provocou tensões na relação dos dois países, sólidos aliados na guerra contra o Iraque.

Segundo a Itália, houve problemas de coordenação entre as diversas forças que operam no Iraque, enquanto que os Estados Unidos afirmam que seus soldados atuaram segundo o procedimento e que todo o caso se tratou de um trágico acidente, por isso não poderiam ser adotadas sanções contra os responsáveis.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342105/visualizar/