Lula lembra papel da igreja nas greves de 1979
Lula disse que espera que a igreja continue apoiando os trabalhadores. Antes do presidente discursar, o bispo Nelson Westrupp afirmou que a diocese de Santo André renovava seu compromisso com as justas e legítimas reivindicações dos trabalhadores. "O empobrecimento gradativo da população brasileira, aflige a sociedade, o governo e a igreja. Sabemos que o desemprego é causa de muitos males sociais e morais", afirmou.
Ele lembrou ainda que o Papa João Paulo II afirmava que o trabalho é a chave de toda a questão social e enumerou as inúmeras iniciativas do governo federal como a tentativa de aumentar progressivamente o salário-mínimo e realizar as reformas da Previdência e Tributária. O bispo também elogiou a atenção dada às mulheres trabalhadoras responsáveis pelo sustento de suas famílias, e o esforço do governo de ir ao encontro dos excluídos, mas enfatizou a necessidade de uma atenção maior para resolver o problema do desemprego.
"Reconhecemos e aplaudimos este esforço do governo, na esperança, porém, de que, sobretudo, o problema do desemprego em nosso país alcance uma solução mais consistente e eficaz". No final da missa, o presidente cumprimentou populares e recebeu cartas de reivindicações de trabalhadores do ABC paulista. Lula seguiu para a sua residência em São Bernardo do Campo, onde deve permanecer até o final do dia.
Comentários