Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 01 de Maio de 2005 às 09:41

    Imprimir


O Banco da Mulher vai funcionar em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e, de imediato, possui selecionadas 800 mulheres participantes dos programas de capacitação da Setec, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do projeto Mulher Ativa e Empreendedora, da Ong BPW Cuiabá.

A diretriz do programa é priorizar o atendimento à mão-de-obra qualificada. "Neste primeiro momento, em fase piloto, o projeto vai beneficiar costureiras de Cuiabá e Várzea Grande. O resultado imediato é o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) de confecções da Grande Cuiabá", explica o diretor-presidente da MT Fomento, Éder de Moraes Dias.

Entre os itens financiáveis estão máquinas, equipamentos e ferramentas (novas e usadas), matéria-prima e capital de giro. O valor financiado não pode ultrapassar R$ 2 mil.

O financiamento será disponibilizado por meio de duas vertentes, conforme detalha o diretor-presidente. Uma delas ocorrerá por meio de parceria com a Setec e a liberação dos recursos obedecerá as regras de microcrédito da secretaria.

A outra vertente será vinculada à MT Fomento e sujeita às condições estabelecidas pelo Comitê de Crédito da Agência.

A taxa de juros incidente no Banco da Mulher dependerá da fonte financiadora do projeto. "No caso dos recursos da Setec, por exemplo, a taxa é zero", esclarece Dias.

Os financiamentos poderão ser feitos em, no máximo, 36 meses, com carência para o primeiro pagamento de até seis meses.

O objetivo maior desta primeira etapa do programa é estender o microcrédito para mulheres que desenvolvam atividades produtivas, como artesanato, culinária, entre outras que envolvam a transformação de matéria-prima em produtos finais comercializáveis. Também atenderá àquelas empreendedoras que tenham como atividade a prestação de pequenos serviços.

“É mais um passo que a MT Fomento dá em direção a preocupação do Estado e da primeira-dama em realizar, de forma concreta e com resultado, políticas de geração de emprego e renda em Mato Grosso”, argumenta Dias.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342233/visualizar/