Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 30 de Abril de 2005 às 19:20

    Imprimir


O Japão vai conceder ao Paquistão novos empréstimos em ienes no valor de 16,4 bilhões de ienes (154,9 milhões de dólares), informaram os dois países em nota conjunta divulgada neste sábado, durante a visita do primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, a Islamabad.

Koizumi manteve conversas com o presidente Pervez Musharraf e com o primeiro-ministro Shaukat Aziz, numa visita de 24 horas que, segundo disse o Japão, porá as relações entre os dois países de volta nos trilhos.

"De acordo com os nossos planos de aumentar a nossa ajuda econômica para o Paquistão, queremos retomar os empréstimos em iene", disse Koizumi a Musharraf, segundo uma autoridade do governo japonês.

A maior parte dos recursos será usada para recuperar o sistema de canais do Paquistão, segundo a nota conjunta.

O Japão, único país que já sofreu um ataque nuclear, congelou todos os novos empréstimos e verbas, com exceção da ajuda humanitária, tanto para o Paquistão como para a vizinha Índia depois que os dois países fizeram testes nucleares em 1998.

O Japão depois retomou os empréstimos para a Índia, mas novos recursos em iene para o Paquistão foram mantidos suspensos enquanto Islamabad trabalhava num acordo para reestruturar 12,5 bilhões de dólares de dívida com credores internacionais.

De acordo com o relato da autoridade japonesa, Musharraf disse a Koizumi que o Paquistão quer ajuda econômica para combater o desemprego e a pobreza —segundo ele, as principais causas do terrorismo.

Em 1997, ano anterior à imposição das sanções, o Japão concedeu empréstimos de 32 bilhões de ienes (298 milhões de dólares) ao Paquistão. No ano passado, deu 6,3 bilhões de ienes em ajuda humanitária e 1,8 bilhão de ienes em cooperação tecnológica.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342310/visualizar/