Repórter News - reporternews.com.br
Governo apresenta ações desenvolvidas pela Carta de Cuiabá
Cáceres- MT, Dentro da Programação do evento Carta de Cuiabá: Workshop de Cáceres, realizado nesta sexta-feira (29-04), em Cáceres, o coordenador da Carta de Cuiabá e assessor de Assuntos Internacionais da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (SICME), Serafim Carvalho Melo, apresentou as ações recomendadas na Carta de Cuiabá. “A exposição foi uma prestação de contas à sociedade mato-grossense para que a Carta de Cuiabá seja considerada como um documento que posteriormente tenha tido seqüências de ações”, ressaltou Serafim Melo.
Segundo o assessor da Sicme, durante a elaboração desse documento a questão fronteiriça no âmbito do comércio foi apontada como principal entrave para o intercâmbio comercial regional. “Atualmente não há nenhuma infra-estrutura na fronteira. Não se pode pensar em desenvolvimento do comércio internacional sem estrutura mínima necessária para que os organismos que operam no comércio internacional tenham condições de operar”, afirmou.
Os outros entraves apontados na Carta de Cuiabá foram a hidrovia Paraguai-Paaraná e a Rodovia Cuiabá- Santa Cruz. “A hidrovia é fundamental neste processo de integração. No que diz respeito a Rodovia Cuiabá- Santa Cruz precisamos desenvolver ações para buscar o asfaltamento e conclusões da obra, para isto teremos que buscar acordos internacionais para que Brasil e Bolívia possam consolidar ações na fronteira, na hidrovia e na rodovia”, disse.
Entre as ações desenvolvidas para a consolidação da Carta de Cuiabá, Serafim Carvalho Melo destacou as que tiveram maior êxito. “Durante a visita ao Centro Unificado de Fronteira San Borja/ Santo Tomé vimos o modelo ideal de prática que tentaremos fazer algo semelhante em Mato Grosso, não no mesmo porte porque o fluxo de comércio entre Mato Grosso e Bolívia é bem menor se comparado ao que ocorre em San Borja/ Santo Tomé. Outro resultado positivo foi a receptividade que tivemos na Receita Federal, através da Delegacia de Mato Grosso, e da Polícia Federal. Além disto, ainda neste mês será assinado o acordo para a operação da linha de transporte terrestre Cuiabá- Santa Cruz de La Sierra”, acrescentou.
Sobre os possíveis resultados do Workshop de Cáceres, Serafim Carvalho Melo observou que neste evento estão participando autoridades, profissionais e empresários conhecem os detalhes técnicos da hidrovia. “O Workshop de Cáceres está sendo uma oportunidade de verificar a possibilidade a médio prazo ter uma hidrovia de maior fluxo de transporte”, afirmou o coordenador da Carta de Cuiabá.
Segundo o Assessor da Sicme, a previsão é de que a hidrovia, em médio prazo, dobre o volume transportado, passando de 200 toneladas por mês, para 400 toneladas por mês.
Segundo o assessor da Sicme, durante a elaboração desse documento a questão fronteiriça no âmbito do comércio foi apontada como principal entrave para o intercâmbio comercial regional. “Atualmente não há nenhuma infra-estrutura na fronteira. Não se pode pensar em desenvolvimento do comércio internacional sem estrutura mínima necessária para que os organismos que operam no comércio internacional tenham condições de operar”, afirmou.
Os outros entraves apontados na Carta de Cuiabá foram a hidrovia Paraguai-Paaraná e a Rodovia Cuiabá- Santa Cruz. “A hidrovia é fundamental neste processo de integração. No que diz respeito a Rodovia Cuiabá- Santa Cruz precisamos desenvolver ações para buscar o asfaltamento e conclusões da obra, para isto teremos que buscar acordos internacionais para que Brasil e Bolívia possam consolidar ações na fronteira, na hidrovia e na rodovia”, disse.
Entre as ações desenvolvidas para a consolidação da Carta de Cuiabá, Serafim Carvalho Melo destacou as que tiveram maior êxito. “Durante a visita ao Centro Unificado de Fronteira San Borja/ Santo Tomé vimos o modelo ideal de prática que tentaremos fazer algo semelhante em Mato Grosso, não no mesmo porte porque o fluxo de comércio entre Mato Grosso e Bolívia é bem menor se comparado ao que ocorre em San Borja/ Santo Tomé. Outro resultado positivo foi a receptividade que tivemos na Receita Federal, através da Delegacia de Mato Grosso, e da Polícia Federal. Além disto, ainda neste mês será assinado o acordo para a operação da linha de transporte terrestre Cuiabá- Santa Cruz de La Sierra”, acrescentou.
Sobre os possíveis resultados do Workshop de Cáceres, Serafim Carvalho Melo observou que neste evento estão participando autoridades, profissionais e empresários conhecem os detalhes técnicos da hidrovia. “O Workshop de Cáceres está sendo uma oportunidade de verificar a possibilidade a médio prazo ter uma hidrovia de maior fluxo de transporte”, afirmou o coordenador da Carta de Cuiabá.
Segundo o Assessor da Sicme, a previsão é de que a hidrovia, em médio prazo, dobre o volume transportado, passando de 200 toneladas por mês, para 400 toneladas por mês.
Fonte:
Assessoria/ Sicme-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342466/visualizar/
Comentários