Repórter News - reporternews.com.br
Carros & Motos
Terça - 11 de Dezembro de 2012 às 16:29

    Imprimir


O Toyota Prius apresentado no Salão de São Paulo em outubro já pode ser visto rodando nas ruas da capital paulista.

A montadora entregou 20 unidades a empresas frotistas que aderiram ao Programa de Táxis Híbridos, implementado pela prefeitura da cidade.

De acordo com o programa, que visa iniciar e incentivar a operação de táxis movidos a energias mais limpas e sustentáveis, foram oferecidos 290 novos alvarás, sendo 116 para carros híbridos, 116 para flex e 58 para veículos acessíveis.

Todos os alvarás foram adquiridos. Os primeiros 20 veículos começam a circular amanhã e as empresas têm até maio de 2013 para colocar todos os carros na rua.

  Divulgação  

Lançado em 1997, o Prius foi o primeiro veículo produzido em escala equipado com motores a gasolina e elétrico.

Hoje as vendas ultrapassaram a marca de 3,2 milhões de unidades em todo o mundo, sendo mais de 1,2 milhão apenas nos EUA.

O modelo chega ao Brasil em sua terceira geração. O motor elétrico de 650 Volts é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão de 1.8 de quatro cilindros, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico.

A potência máxima é de 138 cv. A bateria que abastece o motor elétrico é recarregada durante a frenagem.

Na chamada frenagem regenerativa, parte da energia cinética que se perde nos veículos tradicionais é utilizada no carregamento da bateria.

Divulgação
Importado do Japão, Leaf é o primeiro veículo 100% elétrico comercializado em larga escala no mundo
Importado do Japão, Leaf é o primeiro veículo 100% elétrico comercializado em larga escala no mundo


Importado do Japão, o Prius não será vendido apenas para frotistas. O modelo estará nas concessionárias Toyota em janeiro do ano que vem, mas, sem incentivos fiscais, custará R$ 120 mil.

LEAF

Em outro projeto, duas unidades do Nissan Leaf funcionam como táxi desde junho deste ano. O veículo é 100% elétrico, com motor alimentado por uma bateria de íons de lítio, recarregável em tomadas comuns.

O projeto da Nissan tem previsão de durar três anos para testar a viabilidade do uso de carros elétricos na cidade.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/34264/visualizar/