Repórter News - reporternews.com.br
Coordenadores têm papel fundamental na educação de qualidade
Cerca de 440 coordenadores Pedagógicos da rede estadual de ensino estão reunidos em Cuiabá para discutir competências e os rumos do Ensino Médio no Estado. Eles participam do Seminário “Ressignificando Práticas e Identidades”, realizado entre os dias 27 a 29 deste mês. O encontro foi aberto pela secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, juntamente com o coordenador geral de políticas do Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC), Francisco Potiguara Júnior.
De acordo com a secretária, o seminário tem como objetivo o fortalecimento da área pedagógica das unidades escolares. “O que se pretende é que durante os três dias de encontro, os coordenadores façam uma reflexão de seu papel nas escolas e uma análise do Ensino Médio para uma educação inclusiva e de qualidade”, frisou.
Ana Carla ainda ressaltou que na busca do oferecimento de um ensino de qualidade a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem investido em todos os setores da educação. “Em dois anos de governo, investimos na infra-estrutura das escolas; elaboramos uma política educacional organizada nos 12 projetos da Escola Atrativa. Porém, os indicadores do Saeb apontam que Mato Grosso está abaixo da média nacional de escolaridade, isso é preocupante e agora a área pedagógica é prioridade”, ressalta Ana Carla.
Para o coordenador geral do Mec, o encontro é de suma importância já que em alguns estados da Federação a figura do coordenador desapareceu. “No momento em que o país depende tanto da Educação para a construção de um cidadão consciente e que colabore com seu crescimento não podemos perder a figura do coordenador que contribua para a melhoria da qualidade de ensino”.
O secretário-adjunto de Políticas Educacionais da Seduc, Antônio Carlos Máximo, presente na abertura, lembrou que o Ensino Médio ainda procura uma identidade. “Desde a década de 30 o Ensino Médio passa por ambigüidade, não se sabia se ele era profissionalizante ou preparatório para o vestibular. O Estado, preocupado com a qualidade do ensino – já que nos cursos profissionalizantes se repassavam mais informações técnicas do que científicas – desmembrou o Ensino Médio há oito anos”, frisou.
Também participaram da solenidade de abertura, a Presidente do Conselho Estadual de Educação, Alaides Mendieta e a superintendente de Ensino e Currículo, Rita de Cássia Menegão.
Na programação desta quinta-feira (28), a professora doutora da Universidade Federal UFMT, Jorcelina Fernandes, proferiu palestra “O Papel dos Coordenadores Pedagógicos no Processo Ensino Aprendizagem”. À tarde, foi a vez da professora da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), Marise Nogueira Ramos falar sobre o “Ensino Médio: Ciência, Cultura e Trabalho”.
De acordo com a secretária, o seminário tem como objetivo o fortalecimento da área pedagógica das unidades escolares. “O que se pretende é que durante os três dias de encontro, os coordenadores façam uma reflexão de seu papel nas escolas e uma análise do Ensino Médio para uma educação inclusiva e de qualidade”, frisou.
Ana Carla ainda ressaltou que na busca do oferecimento de um ensino de qualidade a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem investido em todos os setores da educação. “Em dois anos de governo, investimos na infra-estrutura das escolas; elaboramos uma política educacional organizada nos 12 projetos da Escola Atrativa. Porém, os indicadores do Saeb apontam que Mato Grosso está abaixo da média nacional de escolaridade, isso é preocupante e agora a área pedagógica é prioridade”, ressalta Ana Carla.
Para o coordenador geral do Mec, o encontro é de suma importância já que em alguns estados da Federação a figura do coordenador desapareceu. “No momento em que o país depende tanto da Educação para a construção de um cidadão consciente e que colabore com seu crescimento não podemos perder a figura do coordenador que contribua para a melhoria da qualidade de ensino”.
O secretário-adjunto de Políticas Educacionais da Seduc, Antônio Carlos Máximo, presente na abertura, lembrou que o Ensino Médio ainda procura uma identidade. “Desde a década de 30 o Ensino Médio passa por ambigüidade, não se sabia se ele era profissionalizante ou preparatório para o vestibular. O Estado, preocupado com a qualidade do ensino – já que nos cursos profissionalizantes se repassavam mais informações técnicas do que científicas – desmembrou o Ensino Médio há oito anos”, frisou.
Também participaram da solenidade de abertura, a Presidente do Conselho Estadual de Educação, Alaides Mendieta e a superintendente de Ensino e Currículo, Rita de Cássia Menegão.
Na programação desta quinta-feira (28), a professora doutora da Universidade Federal UFMT, Jorcelina Fernandes, proferiu palestra “O Papel dos Coordenadores Pedagógicos no Processo Ensino Aprendizagem”. À tarde, foi a vez da professora da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), Marise Nogueira Ramos falar sobre o “Ensino Médio: Ciência, Cultura e Trabalho”.
Fonte:
Seduc-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342715/visualizar/
Comentários