Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 28 de Abril de 2005 às 22:00

    Imprimir


Até o fim de maio produtores rurais de todo o país deverão se reunir em Brasília para protestar contra a falta de recursos para a agricultura. A marcha, segundo o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Ronaldo Caiado, está sendo organizada.

Caiado participou ontem de reunião entre as comissões de Agricultura da Câmara e do Senado e o Fórum Nacional dos Secretários de Agricultura (FNSA) para discutir a recomposição do orçamento do Ministério da Agricultura e a crise da agropecuária brasileira. O governo anunciou um contingenciamento de 80% dos recursos inicialmente previstos para a Pasta.

A área do Ministério mais atingida pelo corte foi a Secretaria de Defesa Sanitária, que perdeu mais de dois terços de seu orçamento, restando R$ 37 milhões para financiar inspeções de qualidade da produção agropecuária de todas as regiões do país. Conforme o FNSA, sem a qualidade garantida quem compra a produção brasileira pode criar restrições à importação e o Brasil pode perder o lugar de maior exportador de carne bovina do mundo.

Um dos programas de Governo que pode ser prejudicado com o bloqueio de recursos é o de vacinação contra a febre aftosa. Segundo o coordenador do Fórum dos Agricultores, Antonio Duarte Nogueira, a campanha nacional começa em maio, mas alguns Estados não vão conseguir fazer a prevenção.

– Manter congelados os recursos do Ministério da Agricultura para a defesa agropecuária como um todo é um risco e uma inconseqüência. A pretexto de algumas dezenas de milhões de reais, são comprometidos mais de US$ 6 bilhões em exportações – disse.

Dados citados pelo presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, senador Sérgio Guerra, revelam que a execução do orçamento do Ministério da Agricultura vem caindo nos últimos anos. Segundo o parlamentar, em 2001 a execução foi de quase 60% do orçamento previsto. Em 2002 e 2003, de 71%, e em 2004 de apenas 47%. Neste ano, até agora, só foram executados 15% do orçamento.

O senador disse ainda que o percentual da participação do Ministério da Agricultura no Orçamento da União está em queda. Em 2001 o orçamento do Ministério representava 0,62% do Orçamento da União. Em 2004 esse percentual foi de 0,37%. Ele sugeriu que os parlamentares atuem de forma mais organizada na Comissão Mista do Orçamento para tentar reverter a situação.

Apesar da crise, os parlamentares defenderam o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Segundo eles, o ministro preocupa-se com o setor, mas o problema está na área econômica.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342802/visualizar/