Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 28 de Abril de 2005 às 11:14

    Imprimir


O disque-denúncia criado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag) e a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) para receber informações sobre contrabando de agrotóxicos já recebeu mais 10 mil ligações em 2005. As denúncias resultaram em 300 apreensões e na instauração de 650 inquéritos em todo o Brasil.

Além de prejudicar a indústria de defensivos e oferecer risco real para o produtor, consumidor e meio ambiente, a utilização dos agrotóxicos contrabandeados pode ter consequências danosas à economia nacional se o fato chegar ao conhecimento dos países que compram grãos do Brasil.

Há indícios de que grandes volumes de agrotóxicos contrabandeados entrem no país pelas fronteiras com Uruguai, Argentina e Paraguai. Os produtos ingressam de forma não declarada, e além de não pagarem impostos, podem conter substâncias proibidas no Brasil por apresentar riscos ao meio ambiente e à saúde dos agricultores, animais e consumidores finais de produtos agrícolas.

Embora o preço do defensivo contrabandeado seja até 30% menor do que o original, o produtor ainda pode ser lesado financeiramente: o produto, muitas vezes diluído ou falsificado, não funciona ou prejudica o desenvolvimento das lavouras por conter ingredientes inadequados.

O número do disque-denúncia para contrabando de agrotóxicos é 0800 940 7030.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342941/visualizar/