Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 28 de Abril de 2005 às 07:17
Por: Leonencio Nossa

    Imprimir


Brasília - Elza Ximena Boroquez Romero, mulher do ex-presidente do Equador Lucio Gutiérrez, foi internada às pressas na manhã desta quarta-feira no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, por problemas de disfunção hormonal. A equipe médica que a atendeu avaliou que o quadro clínico dela é estável. O mal estar de Elza pode ter sido causado pela mudança repentina da família de Quito, após a saída de Gutiérrez do poder. "Somos seres humanos e estamos submetidos a tensões, uns respondem de uma forma outros de outra", disse o ginecologista Orlando Ferreira da Costa. Elza, o marido e a filha Viviana estão asilados no Brasil desde Domingo.

A paciente passaria a noite recebendo soro numa enfermaria individual do hospital. Ela chegou ao HFA acompanhada de Lucio Gutiérrez às 9h40. Logo foi submetida a exames clínico, laboratorial e de imagem, procedimentos considerados "dentro da normalidade" pelo diretor do departamento médico do hospital, Olavo Müller. Os médicos receitaram para Elza analgésicos e anti-espasmódicos. Na avaliação da equipe médica, a paciente, que tem mais de 40 anos, sofreu problemas enfrentados por muitas mulheres na fase da menopausa ou do pós-menopausa.

À tarde, Lucio Gutiérrez voltou ao Hotel de Trânsito dos Oficiais, a cerca de 5 quilômetros do HFA, onde a família está hospedada. A filha Viviana acompanharia a mãe durante a noite. O hospital divulgará às 8 horas desta quinta-feira um novo boletim médico com o estado de saúde de Elza.

Quatro médicos atenderam a paciente. Um dos médicos disse que dificilmente deixará o hospital nesta quinta-feira, apesar de apresentar um quadro estável. Gutiérrez será recebido à tarde pelo secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, para discutir sua situação de asilado no País.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343008/visualizar/