Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 27 de Abril de 2005 às 20:25
Por: Cida Fontes

    Imprimir


Belém - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Belém para inaugurar a Usina de Biodiesel da Agropalma. Antes, o presidente visitou, no município paraense de Moju, a Fazenda Agropalma, de agricultura familiar, que cultiva palma para a produção do óleo de dendê e do biodiesel.

Após desembarcar em Belém, o presidente Lula se deslocou de carro à Base Naval de Val de Cans, para tomar um barco para chegar à usina, no número 5555 da Rodovia Arthur Bernardes, no bairro de Tapanã. Nas proximidades da Base Naval, está concentrado um grupo de 20 mulheres de militares que reivindicam reajuste de soldo para as Forças Armadas, a exemplo do que ocorreu ontem em Brasília, diante do Palácio do Planalto.

Em Belém, a Usina Agropalma tem capacidade de produzir 8 milhões de litros de biodiesel por ano e poderá chegar a 24 milhões de litros anuais. O biodiesel é obtido a partir do beneficiamento do resíduo sólido (ácido graxo) retirado do óleo de palma no processo de refino.

A visita de Lula, acompanhado da ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, faz parte do programa de incentivo do governo à produção do biodiesel, considerado um combustível limpo cuja principais vantagens são as de ser renovável e não poluente e de poder ser utilizado em qualquer veículo movido a diesel sem necessidade de adaptação.

Pelo Plano Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, criado pelo governo para introduzir o novo combustível no mercado, o acréscimo de biodiesel ao diesel poderá ser de 2% até 2012. A partir de 2013, o acréscimo poderá ser de 5%. A participação da ministra na comitiva presidencial está relacionada ao início da comercialização do novo combustível na capital do Pará.

O produto será distribuído pela BR, da Petrobrás, e vendido em um posto da BR que fica no município paraense de Ananindeua, próximo à Usina de Biodiesel da Agropalma. O início do funcionamento da usina foi autorizado no dia 31 de março pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Em Moju, o presidente reafirmou, em discurso, as qualidades do biodiesel: "A gente pode se transformar num país tão forte, produtor de álcool de cana e biodiesel, que gera muito mais emprego, é muito menos poluente e pode transformar o Brasil num país muito mais independente", afirmou Lula.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343064/visualizar/