Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 27 de Abril de 2005 às 19:25
Por: Rosa Costa

    Imprimir


Brasília - O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, disse hoje concordar com o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, quanto a necessidade de tirar do Copom a prerrogativa de definir as taxas de juros do País. "Eu concordo com o presidente Severino. É preciso enriquecer o quadro (do Copom) para colocar objetivos básicos e não apenas o de subir taxas de juros", afirmou.

Alencar disse que sua reclamação sobre os juros deve-se ao fato de o País estar pagando taxa básica real muito acima da média internacional. "E isso traz um grande prejuízo para a nação brasileira, porque quem paga a taxa Selic, que é a taxa básica aplicada pelo Banco Central, são 180 milhões de brasileiros. E é por isso que eu tenho me batido contra ela", acrescentou.

Na opinião do vice-presidente, a taxa Selic, além de impedir o crescimento e o enriquecimento do País, é inócua porque não consegue combater o consumo de quem não consome. "Você não pode achatar o consumo de quem não consome. Além disso, a taxa poderia ser o dobro do que é, que não combateria a inflação trazida pelos preços administrados das tarifas do serviço público e pela Opep, que é a organização mundial que cuida do preço do petróleo".

José Alencar falou com a imprensa ao deixar a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, onde participou de audiência pública sobre o aumento da idade compulsória dos servidores públicos de 70 para 75 anos.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343078/visualizar/