Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 27 de Abril de 2005 às 14:05

    Imprimir


O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, quer retirar a exclusividade do Comitê de Política Monetária (Copom) de fixar as taxas de juros no país.

Em reunião de líderes dos partidos na Câmara nesta manhã, , Severino leu um documento em que expõe a sua insatisfação com a política monetária.

"No âmbito interno quero criar uma comissão para estudar o assunto e propor soluções, inclusive se possível for, retirar do Copom a competência de isoladamente conceder o aumento da taxa de juros. Do jeito que está não dá para continuar", disse.

Até que a comissão seja instalada, o presidente da Câmara quer que o presidente do BC compareça ao Congresso para explicar as decisões do Copom.

"O presidente do BC no prazo de até 10 úteis de novo aumento da Selic deverá comparecer aos plenários da Câmara e do Senado com a finalidade de apresentar os dados e tendências da inflação que justificaram a decisão, bem como a repercussão fiscal do aumento da taxa de juros", prevê o projeto de lei complementar que o presidente da Camara pretende apresentar.

O projeto estabelece ainda que, em caso de não comparecimento, o presidente do BC seja processado por crime de responsabilidade.

"A era Severino vai ser assim, de muita instabilidade e espontaneidade", disse o líder do PSB, Renato Casagrande (ES), ao deixar o encontro.

"Não é correto restringir o limite do Copom. Se isso fosse acontecer teria que vir com uma proposta de que órgão fará essa condução, esse papel", acrescentou Casagrande, dizendo ainda que "se tiver uma boa proposta, a gente discute".





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343153/visualizar/