Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 26 de Abril de 2005 às 23:55
Por: Christiane Peres

    Imprimir


Brasília - O representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) Vilmar Guarani afirmou hoje a parlamentares da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado que a falta de articulação entre os órgãos que cuidam das questões indígenas no Brasil é o "maior problema dessas populações". "O problema não é fundiário, nem financeiro. São sete ministérios cuidando da questão indígena e é a falta de coordenação entre esses órgãos que não contribui para melhorar a situação desse povo", disse. "Unindo os recursos dos sete órgãos destinados à questão indígena, o orçamento para o setor é de R$ 70 milhões."

As declarações de Vilmar juntam-se à série de depoimentos que a comissão vem tomando para apurar os recentes casos de mortes de crianças guarani-kaiowá em Mato Grosso do Sul. Várias delas haviam sido internadas em conseqüência de desnutrição.

Nesta terça-feira, membros da comissão também ouviram o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, sobre as ações que estão sendo implementadas para evitar novas mortes. De acordo com Nilmário, 2.319 crianças estão em risco nutricional na região e são acompanhadas por 18 equipes médicas. O ministro afirmou ainda que outras oito equipes foram deslocadas para o local e mais quatro estão sendo contratadas.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343238/visualizar/