Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 26 de Abril de 2005 às 23:50
Por: Alana Gandra

    Imprimir


Rio - A atuação da Petrobras na área de produção offshore de petróleo e gás na Argentina, cuja intenção já foi manifestada pela estatal ao presidente Nestor Kirchner, depende de modificações tributárias naquele país que garantam a atratividade da operação.

Segundo disse hoje o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, "gostaríamos que o governo verificasse a possibilidade de modificações tributárias em relação ao período exploratório no offshore. Isso possibilitaria uma atratividade maior para essa atuação na Argentina". Alegou que como se trata de uma área quase virgem, o trabalho demandará a realização de levantamento geológico e sísmico. Ele informou que esse é um pleito da Petrobras e das demais empresas do setor, destacando, porém, que "o que queremos é um tratamento diferenciado"

Dutra não confirmou que o assunto esteja em discussão com a Energia Argentina S/A, mas disse que a Petrobras está conversando com o governo argentino sobre essa possibilidade. Afirmou ainda que a Petrobras obedece à legislação de cada país onde atua, mas acrescentou que modificações tributárias que possam vir a implicar em diminuição de atratividade serão analisadas caso a caso pela empresa a cada momento. "Não cabe nos cabe ficar polemizando com os governos em relação ao modelo tributário. Isso vale inclusive para o Brasil", enfatizou.

A América Latina continua sendo o principal foco de atuação internacional da estatal, assegurou Dutra. Os únicos países com os quais não tem negócios atualmente na América do Sul são o Chile e o Paraguai. Dutra disse não existir nada de concreto para informar ainda sobre esses mercados, garantindo por outro lado que a Petrobras está atenta às oportunidades de negócios na região.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343239/visualizar/