Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 26 de Abril de 2005 às 21:00
Por: Keite Camacho

    Imprimir


Brasília - O sociólogo Helio Jaguaribe elogiou hoje (26) a política externa brasileira. Jaguaribe disse, no entanto, que faz algumas ressalvas ao que chama de retórica anti-americana. "A política externa brasileira está excelente. Uma ou outra vez eu seria contrário a excessos de retórica anti-americana. O Brasil tem que se proteger da hegemonia americana mas sem entrar em regime de antagonização. Temos que ter uma posição autonomizante, mas não antagonizante", defendeu o sociólogo durante o seminário O Crescimento das Relações Internacionais do Brasil, comemorativo dos 50 anos do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI), em Brasília.

Jaguaribe foi um dos fundadores do Instituto em 1954, no Rio de Janeiro. O Instituto, que estuda as relações internacionais do Brasil e o sistema político internacional, foi transferido na década de 90 para Brasília.

Ele conta que o IBRI surgiu no período da Guerra Fria, quando o mundo estava polarizado entre os Estados Unidos e a União Soviética. "Naquela época, acreditávamos que deveríamos sustentar os valores e interesses ocidentais sem nos ligarmos aos Estados Unidos nem criarmos um anti-sovietismo sistemático. Proteger o interesse nacional dentro dessa conjuntura", disse.

Após esse período, segundo Jaguaribe, a política brasileira manteve a coerência e exerceu uma política externa independente. "Tenho muita satisfação de ver como o atual chanceler Celso Amorim está conduzindo extremamente bem a defesa do Brasil diante de uma situação que ficou mais difícil que a anterior. Na polaridade americano-soviética, havia espaço de liberdade maior do que no unilateralismo do governo Bush".

Aproximadamente 30 embaixadores participaram da abertura do evento, que contou com a participação do assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, e do secretário geral do Ministério de Relações Exteriores, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343274/visualizar/