Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Terça - 26 de Abril de 2005 às 19:00

    Imprimir


A seleção de filmes anunciadas para a Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes tem forte presença dos representantes franceses, como no ano passado:

quatro das 21 atrações que serão exibidas na seção são francesas. "Estamos muito felizes com a seleção," disse o diretor artístico do festival, Olivier Pere. "A qualidade mais importante é a originalidade cinematográfica do filme, seja qual for sua origem, quem o produziu e qual seu tema e estilo."

O contingente francês escolhido para a Quinzena dos Realizadores inclui a estréia mundial de Cache Cache (Esconde-esconde), de Yves Caumon, a história de um camponês que tem suas terras desapropriadas e, de dentro de um poço, observa os novos donos de sua casa. Douches Froides (Duchas Frias), do francês Antony Cordier, é uma comédia dramática sobre a felicidade, narrada por um trio de adolescentes.

Le Mustache (O Bigode) é o primeiro longa-metragem do célebre escritor francês Emmanuel Carrere. O filme traz Vincent Lindon como um homem que raspa o bigode, mas então sofre angústia existencial quando seus amigos e familiares negam que ele algum dia tivera um bigode.

O quarto filme francês é Travaux, on Sait Quand ca Commence (Trabalho, a Gente Sabe Quando Isso Começa), de Brigitte Rouan, estrelado por Carole Bouquet e Jean-Pierre Castaldi.

Duas das vagas na seleção ficaram para filmes americanos, sendo um deles Keane uma produção de Steven Soderbergh dirigida por Lodge H. Kerrigan, que em 1998 levou "Claire Dolan" à Croisette. O filme conta a história do pai de uma criança desaparecida que procura reconstruir sua vida, ao mesmo tempo em que esconde seu passado.

O outro filme americano é a estréia internacional de Room de Kyle Henry, sobre uma mulher que luta para criar seus filhos e é assombrada por visões misteriosas.

Factotum estrelado por Matt Dillon, Lili Taylor e Marisa Tomei, é classificado como uma co-produção norueguesa/americana/alemã e tem direção do norueguês Bent Hamer, veterano da Quinzena dos Realizadores (Histórias de Cozinha e Eggs).

É baseado num livro de Charles Bukowski sobre um trabalhador braças cujos interesses principais são o álcool, as mulheres, o jogo e escrever.

A Quinzena dos Realizadores será aberta em 12 de maio com Be With Me do diretor de Cingapura Eric Khoo, que traz várias histórias de amor, esperança e destino. Nós amamos o filme disse Pere. "O filme de abertura do festival é crucial e diz tudo sobre o que queremos mostrar no cinema. Be With Me é um filme comovente e muito inteligente, algo emblemático da Quinzena dos Realizadores."

A Quinzena será encerrada em 22 de maio com a exibição de Jazireh Ahani (A Ilha de Ferro), do iraniano Mohammad Rasoulof, sobre uma pequena comunidade que vive num navio de carga abandonado. "É um filme muito importante em termos cinematográficos e políticos. Além disso, é extremamente corajoso e belo", disse Pere.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343300/visualizar/