Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 26 de Abril de 2005 às 13:50
Por: Ligya Lima

    Imprimir


O Sindicato de Primavera do Leste encaminhou documento ao Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, juntamente com a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso, reivindicando que a ferrugem asiática seja considerada pelo Governo Federal de modo que os custos de combate ao fungo sejam reduzidos.

De acordo com o documento encaminhado pelos produtores ao ministro durante o encontro realizado na Agrishow Cerrado 2005, em Rondonópolis, os produtores querem que o governo federal promova uma ação rápida e eficaz, no molde dos combates às epidemias que já ocorreram no país, como a peste suína e o ataque de gafanhotos.

O ofício diz textualmente: “enquanto não for possível encontrar meios de eliminar esta doença, necessitamos que o governo federal assuma esta responsabilidade, diretamente ou tomando medidas que diminuam estes custos a níveis suportáveis pela cultura, pois é totalmente inviável ao produtor continuar arcando com os custos de seu controle”. Além disso, os produtores lembram que em alguns casos, o produtor teve que fazer cinco aplicações de fungicidas para se ter um controle razoável.

Em entrevista coletiva concedida no sábado, o ministro Roberto Rodrigues, reconheceu que a ferrugem asiática é um problema sério e disse que a forma de eliminar a doença será com a descoberta de variáveis resistentes e para isso foi aprovada recentemente a lei de biossegurança que permite o cultivo de soja transgênicas. Quanto ao alto custo de produção, o ministro disse que o governo federal estuda duas possibilidades: liberar a importação de fungicidas genéricos ou mesmo reduzir a carga tributária como forma de baratear o preço dos agroquímicos.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343380/visualizar/