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Internacional
Terça - 26 de Abril de 2005 às 01:45

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Amagasaki - O trem que descarrilou e colidiu contra um edifício no oeste do Japão deixou pelo menos 73 mortos e mais de 440 feridos. As autoridades não sabiam dizer o que causou o descarrilamento, mas passageiros disseram que o trem de subúrbio que havia saído atrasado da estação anterior e estava correndo mais do que o normal. As autoridades querem determinar se a velocidade excessiva ou a inexperiência do maquinista causaram o acidente em uma área urbana perto de Amagasaki, 410 quilômetros a oeste de Tóquio.

O maquinista, identificado como Ryujiro Takami, de 23 anos, obteve sua licença como condutor de trens em maio de 2004. Um mês depois ele deixou de parar em uma estação e recebeu uma advertência pelo erro. Ele está entre os desaparecidos. Na estação de Itami, o trem ultrapassou em cerca de oito metros a plataforma e o maquinista teve de retroceder para que os passageiros pudessem descer ou subir de todos os vagões.

Este é o pior acidente ferroviário do Japão em mais de 40 anos. O acidente ocorreu à 9h20 locais (21h20 de domingo em Brasília), mas ao anoitecer os bombeiros ainda tentavam resgatar várias pessoas presas entre os ferros retorcidos. Ao amanhecer desta terça-feira (pelo horário local), o número de mortos havia subido para 73.

Tsunemi Murakami, diretor de segurança da West Japan Railway corporation, que administra a ferrovia, calculou que o trem deveria estar a pelo menos 130 km/h para descarrilar. Mas o acidente ocorreu em uma curva onde o trem não poderia ultrapassar os 70 km/h. As primeiras informações, não confirmadas, indicavam que o descarrilamento teria sido causado pelo choque do trem com um automóvel que cruzou a ferrovia. Os investigadores também encontraram evidências de pedras na ferrovia, mas não se sabe se teriam contribuído para causar o acidente.

Cinco dos sete vagões do trem, que levava 580 passageiros, descarrilaram. Dois deles colidiram contra um prédio de apartamentos perto da ferrovia. Quando a poeira e fumaça causados pelo brutal impacto se dissiparam, os moradores da área viram uma cena dantesca: os vagões retorcidos estavam abraçados ao edifício. Não se sabe quantos mortos eram passageiros e quantos eram pessoas que estavam na área ou moravam no prédio. "Creio que levará algum tempo para esclarecer as causas do acidente, mas tomaremos medidas firmes para nos assegurar de que incidentes similares não se repitam", disse o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi.

O Japão tem uma das redes ferroviárias mais extensas do mundo, que transporta diariamente cerca de 60 milhões de pessoas - quase a metade da população do país. O pior acidente ferroviário da história do Japão ocorreu em novembro de 1963, quando 161 pessoas morreram na colisão de três trens em Tsurumi, perto de Tóquio.




Fonte: AE - AP

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