Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Sábado - 23 de Abril de 2005 às 13:04
Por: Anthony Boadle

    Imprimir


Elián González, o garoto que ocupou o centro de uma dramática batalha de custódia depois de ser resgatado no estreito da Flórida cinco anos atrás, agradeceu ao povo norte-americano na sexta-feira por deixá-lo voltar para Cuba para ser "livre". Em seu primeiro discurso em um comício político, o menino agradeceu ao presidente cubano Fidel Castro, que compareceu ao evento de comemoração da vitória sobre seus inimigos exilados nos Estados Unidos.

"Também quero agradecer o apoio que o povo americano deu à nossa causa, contribuindo muito para a minha volta", afirmou Elián, hoje com 11 anos. "Quero agradecer a todos os que tornaram realidade o meu sonho de ser uma criança livre."

Castro presidiu o comício noturno que atraiu milhares de crianças para lembrar o quinto aniversário do dia em que agentes federais norte-americanos invadiram uma casa em Miami antes do amanhecer para tirar o menino de seis anos da guarda dos parentes exilados.

Em novembro de 1999, pescadores resgataram Elián de um tubo que flutuava no oceano Atlântico perto da costa da Flórida, três dias depois de a mãe do menino e outros 10 cubanos terem morrido afogados ao tentar fugir de Cuba.

A batalha de sete meses que se seguiu pela guarda do menino colocou os parentes exilados de Elián em Miami contra o pai do garoto e o governo cubano. As autoridades dos EUA negaram pedidos de asilo para Elián e acabaram ordenando que ele fosse devolvido para o pai, um garçom em Cuba.

O menino mais famoso de Cuba sentou com o pai, Juan Miguel González, perto do líder cubano à frente do comício, enquanto crianças dançavam, recitavam poemas e faziam discursos.

Elián aparece frequentemente em comícios políticos com o pai — que agora é membro da Assembléia Nacional de Cuba —, mas este foi o seu primeiro discurso.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343952/visualizar/