Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 22 de Abril de 2005 às 23:24

    Imprimir


Linda Bárbara Bucaram, irmã do ex- presidente do Equador Abdala Bucaram, se refugiou no Panamá, informou nesta sexta-feira uma fonte oficial, que disse que não se sabe se o ex-governante voltou a este país.

"É possível garantir que Linda Bárbara Bucaram entrou ontem", quinta-feira, no Panamá "em um vôo da Continental Airlines" vindo de Quito, disse à EFE uma porta-voz da Direção de Migração.

No entanto, a porta-voz afirmou que "não há nenhuma certificação de que Abdala Bucaram tenha entrado" também no Panamá.

Fontes da Chancelaria panamenha reafirmaram hoje à EFE que não se sabe se o ex-presidente voltou ao Panamá, onde estava asilado desde 1997, até voltar ao Equador no último dia 2.

Dirigentes do Partido Roldosista Equatoriano (PRE), liderado por Bucaram, disseram em Quito na quarta-feira que o ex-governante tinha voltado no mesmo dia ao Panamá após a destituição do presidente equatoriano Lucio Gutiérrez.

O jornal local La Prensa informou hoje que Bucaram está na Venezuela, "na casa de alguns amigos em Caracas", segundo um assistente do ex-presidente identificado como Ricardo Bustamante, que, segundo o jornal, está no apartamento do ex-governante na capital panamenha.

Bucaram, destituído em 1997 pelo Parlamento equatoriano por "incapacidade mental para governar", voltou ao Equador em 2 de abril depois que a Corte Suprema anulou os processos judiciais que acusavam o ex-presidente por corrupção.

A volta de Bucaram para seu país agravou a crise política que acabou na destituição de Gutiérrez, que foi seu ajudante-de-ordem durante seu governo (1996-1997).

Na quarta-feira, a polícia equatoriana revistou a residência do líder roldosista na cidade de Guayaquil, cumprindo uma ordem de detenção contra Bucaram ditada pelo procurador-geral em funções, Cecilia Armas, mas o ex-presidente não foi encontrado.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344046/visualizar/