Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 22 de Abril de 2005 às 09:54

    Imprimir


O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) alertou nesta sexta-feira sobre o perigo de que certos povos indígenas colombianos desapareçam em conseqüência do deslocamento forçado e da violência permanente da qual são vítimas. "Há temores de que se a atual tendência continuar, alguns dos grupos menores mais vulneráveis e suas culturas desaparecerão à medida que são arrancados de seus territórios ancestrais e dispersados", afirmou nesta sexta-feira um porta-voz da agência humanitária.

Nas últimas semanas, os confrontos entre o exército colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) causaram o deslocamento de cerca de 3.500 indígenas do povo Nasa, localizados no sudoeste da província de Cauca.

O porta-voz Ron Redmond afirmou que "todos os observadores que estão na região afirmam que se os combates continuarem, o número de deslocados poderia chegar rapidamente a cinco mil".

Redmond disse que uma missão conjunta do Acnur e outras agências das Nações Unidas visitará nesta sexta-feira a região para avaliar as necessidades humanitárias da população e apoiar os esforços das autoridades locais.

A situação se repete no noroeste da província do Choco, onde quatro mil indígenas emberá "estão em risco eminente de ser deslocados por causa dos confrontos entre forças governamentais e rebeldes", afirmou Redmond.

O porta-voz acrescentou que desde o início do ano os grupos armados rebeldes aumentaram sua atividade nesta área, bloqueando o acesso a alimentos, medicamentos, combustíveis e outros mantimentos básicos para as comunidades da região.

O Acnur também está alarmado pela morte de líderes indígenas, que desde janeiro já somam vinte, segundo relatórios da Organização Nacional Indígena da Colômbia.

Os 80 grupos indígenas que existem no país andino são integrados por um milhão de pessoas no total, o que representa entre 2% e 3% da população nacional, mas 8% em termos de deslocados internos. "A tragédia que atinge os povos indígenas permanece invisível", comentou Redmond.

Como a cultura e a identidade indígena estão intimamente ligadas à terra, estas comunidades sofrem um dano irreparável quando são forçadas a fugir, acrescentou.

Diante desta situação, o Acnur pediu às autoridades colombianas para que tomem medidas urgentes para proteger os diferentes povos indígenas e seus líderes, e encontrem os responsáveis dos assassinatos e de outros crimes cometidos contra os indígenas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344261/visualizar/