Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 22 de Abril de 2005 às 09:29

    Imprimir


O número de mortos em conseqüência do surto de febre hemorrágica de Marburg em Angola subiu para 239 do total de 266 casos detectados há um mês, informou nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A província setentrional de Uige é o "epicentro do surto" com cerca de 250 casos, dos quais 228 morreram, destaca um comunicado desse organismo especializado da ONU.

Ele acrescenta que 28 profissionais da saúde angolanos foram enviados a essa zona para reforçar a atenção às vítimas e prevenir mais casos dessa infecção altamente contagiosa e para a qual não existem nem vacinas nem tratamento eficiente.

As pessoas infectadas transmitem a doença através dos fluídos corporais, por isso é necessário isolar rapidamente o paciente e utilizar luvas, máscaras e todos os tipos de material de proteção.

Fontes da OMS assinalaram que os especialistas enviados à zona tentam convencer a população -que está atemorizada pelos efeitos devastadores da doença- da necessidade de tomar esse tipo de precaução para frear a expansão do mal.

A febre de Marburg, que recebe o nome da cidade alemã onde o vírus foi detectado em 1967 entre o pessoal de um laboratório que tinha tido contato com macacos de Uganda, é parecida à do Ebola, outra doença hemorrágica que alguns especialistas também vinculam a primatas africanos.

Embora os primeiros sintomas da infecção, tais como febre alta, se confundam freqüentemente com os de outras doenças tropicais, os pacientes registram pouco depois um forte hemorragia interna que geralmente provoca a morte em poucos dias.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344289/visualizar/