Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 22 de Abril de 2005 às 08:34

    Imprimir


Estrondos e tremores registrados em dois bairros do município de Nova Prata (na serra gaúcha) nos últimos quatro meses estão sendo investigados por uma força-tarefa de técnicos da Defesa Civil gaúcha.

Os técnicos fizeram inspeções em pedreiras da região, mas não encontraram ainda as causas do fenômeno, que voltou a ocorrer na quarta-feira, assustando a população.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, major Aroldo Medina, é praticamente descartada a possibilidade de haver algum fenômeno sísmico.

A equipe é formada por especialistas em explosivos do Exército e da Brigada Militar e geólogos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental.

A hipótese considerada mais séria pelos técnicos é de que a abertura de nove poços artesianos na cidade tem relação com o caso. Também são investigadas detonações em pedreiras ou fenômenos naturais (microtremores ou acomodações rochosas).

Será instalado um sismógrafo nos bairros de São Cristóvão e Pôr-do-Sol (ambos às margens da RST-470), para tentar identificar os tremores.

Os moradores têm sido surpreendidos por um estrondo e, em seguida, uma sensação de trepidação. Muitos atribuem os incidentes à abertura de um poço artesiano em uma área pública no bairro São Cristóvão. A prefeitura, porém, diz que essa possibilidade está descartada.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344346/visualizar/