Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 22 de Abril de 2005 às 08:21

    Imprimir


Jacarta - O primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi pediu hoje, na sessão de abertura da Cúpula Ásia-África que está sendo realizada em Jacarta, na Indonésia, desculpas pelas agressões cometidas pelo Japão durante a II Guerra Mundial.

Koizumi procurou suavizar as tensas relações com a China, ao expressar o mais "profundo remorso" pelo sofrimento causado durante o passado colonial de seu país. "No passado, Japão causou tremendo dano e sofrimento a muitos países, em particular às nações asiáticas", afirmou, acrescentando que "o Japão afronta estes fatos da história com espírito de humildade".

A cúpula, aberta pelo presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, representa um dos maiores encontros de líderes do Terceiro Mundo dos últimos anos. Estão reunidos em Jacarta 52 chefes de Estado e de governo, e representantes de 106 nações. Entre eles, o presidente da República Popular China, Hu Jintao.

O Japão havia solicitado uma reunião, por ocasião da cúpula, entre Koizumi e Jintao para buscar, juntos, uma solução à crise entre ambos os países. A diplomacia chinesa, porém havia alegado que a agenda de Jintao estava "demasiado apertada".





Fonte: AE-EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344358/visualizar/