Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 21 de Abril de 2005 às 23:53

    Imprimir


A IX Assembléia Parlamentar UE-ACP (África, Caribe, Pacífico) alertou nesta quinta-feira que a comunidade internacional não está fazendo o suficiente para alcançar as Metas de Desenvolvimento do Milênio, os objetivos fixados em 2000 pelas Nações Unidas para lutar contra a pobreza.

"No ritmo atual, faltariam mais de cem anos para alcançar os objetivos de desenvolvimento que foram programados para 2015", denuncia a declaração final da assembléia, fechada hoje em Bamaco (Mali) depois de quatro dias de debates.

As metam pretendem, entre outras coisas, reduzir à metade as cifras mundiais de pobreza e a proporção de população sem acesso a água potável, universalizar a educação primária e reduzir a desigualdade entre homens e mulheres.

Mas a chamada "Declaração de Bamaco" cita "estudos confiáveis" para prognosticar que o número de pobres na África "em vez de reduzir aumentará de 319 milhões de 1999 para 404 milhões em 2015".

Além disso, censura que os progressos em direção à igualdade de homens e mulheres sejam "insuficientes" e revela a precariedade dos Estados insulares do grupo ACP, como os caribenhos República Dominicana, Cuba e Haiti, para enfrentar o aumento de desastres naturais "atribuídos à mudança climática".

Neste contexto e com a perspectiva da cúpula de revisão das Metas do Milênio que as Nações Unidas realizarão em setembro próximo em Nova York, a assembléia paritária UE-ACP pediu aos líderes internacionais "uma mudança radical" que acelere o cumprimento dos compromissos.

"É necessário reconhecer que os objetivos não estão sendo cumpridos. Mas também que estão mais próximos do que achamos. Por isso é necessário que façamos ajustes na forma em que os enfrentamos", explicou, em declarações à EFE, a parlamentar jamaicana Sharon Hay Webster, co-presidente da assembléia junto com a britânica Glenys Kinnok.EFE Kinnok e Webster devem apresentar a declaração da assembléia na cúpula das Nações Unidas do setembro próximo.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344412/visualizar/