Greenspan adverte sobre desequilíbrio no orçamento
"Temo que já prometemos a esta geração, em seus anos de retirada, mais recursos que os que nossa economia tem capacidade de dar", afirmou.
A advertência de Greenspan sobre a carga de déficit e das aposentadorias coincidiu com novos dados sobre um maior pessimismo dos americanos sobre a situação econômica, assim como indicadores que apontam para um crescimento desigual.
Segundo uma pesquisa publicada hoje pelo diário "The Washington Post" e a rede ABC de televisão, 48% dos adultos entrevistados acha que a situação econômica está piorando, contra 34% que opina que permanece a mesma.
Além disso, o índice de indicadores sobre crescimento elaborado pelo grupo empresarial Conference Board mostrou hoje um diminuição de 0,4% para março, após aumentos em três dos quatro meses anteriores.
"A economia dos EUA teve um desempenho sólido em 2004 e, no que vai deste ano, a atividade parece crescer a um ritmo razoavelmente bom", disse Greenspan aos senadores. "No entanto, o panorama econômico positivo a curto prazo ocorre contra um cenário de fundo de preocupação pelas perspectivas do déficit federal, especialmente a longo prazo", acrescentou.
O orçamento do governo "teve no período fiscal 2004 um déficit equivalente a 3,5% do Produto Interno Bruto, e a dívida federal, como percentagem do PIB, cresceu notavelmente desde 2001", completou Greenspan.
Comentários