Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 21 de Abril de 2005 às 15:07
Por: Raquel Massote e Eduardo Katta

    Imprimir


Ouro Preto - Os governadores Geraldo Alckmin (São Paulo)Germano Rigotto (Rio Grande do Sul), criticaram hoje o aumento da taxa básica de juros. O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou ontem a taxa Selic em 0,25 ponto porcentual, para 19,5% ao ano.

Antes do início da cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), Alckmin afirmou que a decisão demonstra que a prioridade do governo Lula não é emprego e renda". Segundo ele, a alta da taxa Selic inibe o mercado interno, prejudica o câmbio e aumenta dívida pública. "São fatores que inibem o crescimento da economia", declarou.

O governador do Rio Grande do Sul classificou a decisão do Comitê como conservadora e disse que a alta da Selic foi um equívoco. Isso porque, segundo ele, "há indicadores que permitiriam uma redução da taxa básica de juros".

Os dois governadores foram agraciados hoje com a Grande Medalha da Inconfidência pelo governo mineiro. Também participam da cerimônia o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, além de outras autoridades. O governador do Mato Grosso do Sul, José Orcírio (Zeca do PT), também foi agraciado com a Medalha, mas não compareceu à cerimônia.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344516/visualizar/