Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 21 de Abril de 2005 às 11:33

    Imprimir


Londres - Adolf Hitler escolheu uma pequena cidade do centro da Inglaterra para estabelecer ali um quartel-general depois da planejada invasão do país, segundo um especialista citado nesta quinta-feira pelo Daily Telegraph. A localidade, chamada Bridgnorth, no condado de Shrewsbury, era um importante laço ferroviário, e alguns documentos de 1941 que serão leiloados na Inglaterra indicam que o ditador pensou nessa cidade.

Um dos documentos mostra a localidade e suas linhas de comunicação com os povoados adjacentes em direção ao sul do país, informa hoje o Daily Telegraph. Segundo alguns especialistas, Hitler optou por Bridgnorth porque estava próxima do centro geográfico do país e tinha em suas proximidades uma base aérea.

De acordo com Richard Westwood-Brookes, especialista em documentos da casa de leilões Mullock Madleye, os papéis achados levantam dúvidas sobre a crença popular de que Hitler abandonou seus planos de invasão das ilhas britânicas em 1940.

"Os planos de invasão figuram sem dúvida alguma entre os documentos mais importantes a serem oferecidos em leilão nos últimos anos. Os mapas, classificados como segredos, são autênticos", disse o especialista.

"Uma das grandes lendas é de que Hitler pretendia invadir a Grã-Bretanha em 1940, mas abriu mão de seus planos depois que a Força Aérea Britânica conseguiu rejeitar a Luftwaffe alemã no espaço aéreo de Kent", acrescentou Westwood-Brookes, segundo o qual os documentos provam, ao contrário, que o ditador nazista "nunca abandonou o projeto".



Um soldado britânico encontrou os documentos na Bélgica no final da Segunda Guerra Mundial e os trouxe consigo à Inglaterra como lembrança. Sua família decidiu vendê-los agora.

O pacote inclui 13 mapas detalhados com informações sobre vias de água, estradas, vias de ferrovia e centrais elétricas. Alguns mapas mostram fotografias de possíveis alvos para a aviação alemã no sudeste da Inglaterra e em Londres, incluindo uma fábrica de automóveis da Ford.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344567/visualizar/