Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 21 de Abril de 2005 às 09:03

    Imprimir


O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) considerou previsível a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) em elevar a taxa básica de juros da economia (Selic), de 19,25% para 19,5% ao ano.

Em nota à imprensa, o diretor do Departamento de Economia, Boris Tabacof, ressalta que "após seis semanas seguidas de aumento na previsão da inflação para 2005, conforme informações do Relatório Focus, seria improvável que o Conselho de Política Monetária não promovesse nova alta do juros. Apesar dos fracos resultados da indústria e das vendas do comércio neste começo de ano, parecia pouco provável que, diante das evidências acerca da inflação, o Copom não seguisse a decisão tomada".

Segundo o Ciesp, a estratégia de usar a elevação da Selic como instrumento de combate à inflação não está surtindo o efeito esperado e deverá repercutir nas exportações. "Uma análise revela que o aumento da taxa de juros tem sido insuficiente para provocar forte queda na taxa de inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). No entanto, a elevação dos juros vem promovendo, em razão do estímulo à entrada de capitais, forte valorização cambial, o que certamente afetará as exportações mais à frente", diz a nota.

O Ciesp sugere que a política de juros "estratosféricos" seja substituída por "uma política em que o equilíbrio se daria pelo aumento da oferta de bens e serviços", possibilitada pelo estímulo aos investimentos.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344623/visualizar/